Directora do Museu dos Coches: despacho da secretária de Estado é “ilegal”

Silvana Bessone apresentou reclamação sobre ordem de cedência de colecção ao futuro Hotel Vila Galé de Alter do Chão no âmbito do Revive, após meses de oposição na DGPC. Tutela diz que protocolo ainda não foi assinado e que condições museológicas serão cumpridas. É “uma situação absolutamente insólita”, diz presidente do ICOM Europa.

Foto
Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a secretária de Estado Ângela Ferreira antónio cotrim/lusa

A directora do Museu Nacional dos Coches apresentou uma denúncia à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) em que alega a ilegalidade da cedência de 42 peças da colecção Rainer Daehnhardt ao grupo hoteleiro Vila Galé, ordenada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural no âmbito do programa Revive — a primeira de mais que a tutela planeia para hotéis nascidos do programa que rentabiliza monumentos. O documento, a que o PÚBLICO teve acesso, é o culminar de pareceres contrários à cedência da colecção de arte e equestre e nele a directora, Silvana Bessone, acusa o despacho da governante Ângela Ferreira de “conter ilegalidades” e de ser, no fundo, “uma ordem que considera ilegal”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários