Compassionate Cuisine

Estufado rápido de massa, cogumelos e feijoca

O Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão) foi criado por Márcia Gonçalves, em 2012, e tem como missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.

,Prato
Foto

De forma a economizar tempo na cozinha, a receita deste estufado de massa, feijoca e cogumelos envolve apenas um único tacho, onde todos os ingredientes são adicionados nos momentos certos da confecção, para fazer um prato saboroso, com o mínimo de esforço.

Começo por refogar a cebola e junto os cogumelos, que salteio até ficarem macios. Apesar de sugerir o uso de uma panela na receita, pressuponho que seja larga o suficiente para os cogumelos terem espaço para dourarem ligeiramente.

De seguida, junto a pasta de tomate, a mostarda e o vinho que vão conferir sabor ao molho e, um pouco de farinha, para o espessar. Junto a água, levo o caldo à fervura, e adiciono a massa. Enquanto a massa coze, o molho reduz e começa a espessar. Podemos corrigir a viscosidade com um pouco de água ou com a bebida vegetal/leite.

Nos últimos minutos de cozedura, envolvo as ervas aromáticas (salsa ou manjericão frescos). Retiro do lume assim que a massa estiver cozida, e o molho aveludado e concentrado nos sabores da mostarda picante, a frescura das ervas aromáticas, a acidez do vinho, e o sabor intenso a cogumelos.

PÚBLICO -
DR
PÚBLICO -
DR
Fotogaleria
DR

Estufado rápido de massa, cogumelos e feijoca
 

2 porções
Duração: 30 min
Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
300 g de cogumelos castanhos
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média, picada
3 dentes de alho, picados
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de sopa de farinha
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
Sal e pimenta preta a gosto
240 – 300 ml de água
1/3 chávena (80 ml) de vinho branco
80 g de massa
1 lata de feijoca (ou feijão branco), cozida
Menos de ½ chávena (100 ml) de bebida vegetal/leite
2 colheres de sopa de salsa picada

Procedimento:

  1. Limpe os cogumelos de qualquer sujidade visível com um guardanapo de cozinha e corte-os em fatias ou em quartos. Pode utilizar outras variedades de cogumelos, tendo em consideração os diferentes tempos de confecção dos cortes e das distintas variedades (por exemplo: se utilizar shiitake, adicione-os primeiro ao refogado, e só depois os marron; no caso dos cogumelos secos, comece por demolhá-los em água a ferver durante pelo menos dez minutos, e aproveite esta água de demolha para dar mais sabor ao estufado).
  2. Comece por saltear a cebola no azeite, durante cerca de cinco minutos, até ficar macia. Junte os cogumelos e o alho, deixe refogar durante alguns minutos até amolecerem. Junte a pasta de tomate, a mostarda e a farinha, envolva tudo e deixe cozer um a dois minutos. Junte a água e o vinho, e espere até levantar fervura.  Junte a massa e tempere com sal e pimenta preta a gosto.
  3. Em lume brando, coza durante cerca de dez min, até a massa ficar al dente. Junte por fim a feijoca cozida e a bebida vegetal, e leve à fervura. Se necessário, junte mais água e ajuste os condimentos a gosto. Por fim, envolva a salsa picada no estufado. Sirva.

Compassionate Cuisine ​é um parceiro do Pares do Ímpar. Os conteúdos publicados são da responsabilidade da autora. Pares do Ímpar é um projecto de parceria entre o PÚBLICO e criadores independentes de conteúdos em áreas especializadas, complementares ao alinhamento editorial do Ímpar.

Sugerir correcção