Os três pólos

Hoje, incluindo na China, vivemos no tempo dos cidadãos. Xi Jinping deixou de ter o seu futuro de grande timoneiro assegurado.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Há menos de um ano, Xi Jinping era o novo e poderoso “imperador” da China – um Mao devidamente adaptado aos tempos modernos, com a ambição de concentrar nas suas mãos todo o poder, de transformar os seus pensamentos no novo “Livro Vermelho”, de perdurar para além do mandato de dez anos que os seus antecessores depois de Deng cumpriram no comando da República Popular e do Partido Comunista. Bastou uma sucessão de acontecimentos, muito para além do seu controlo, para que a “longa vida” de Xi fosse posta em causa. A China de hoje não é a mesma China de Mao. As miseráveis “massas populares” que Mao convocava contra os “quartéis generais” do partido que desafiavam o seu poder já não existem. Os milhões e milhões de mortos da fome ou da repressão durante o “grande salto em frente” ou a “grande revolução cultural” já não são “permitidos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários