Aluno que esfaqueou colega foi detido por tentativa de homicídio

Um aluno esfaqueou ontem um colega, numa escola de Fânzeres, em Gondomar. São ambos menores de idade.

Foto
DANIEL ROCHA (ARQUIVO)

O jovem de 17 anos que, na manhã da última segunda-feira, agrediu um colega com uma arma branca na Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, em Fânzeres, Gondomar, está detido por tentativa de homicídio, avançou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado enviado às redacções.

A PJ “identificou e deteve, fora de flagrante delito”, o estudante de 17 anos sobre o qual recai uma acusação de homicídio qualificado na forma tentada. Pouco tempo depois do episódio de violência, o agressor colocou-se em fuga, tendo sido procurado pelos militares da GNR que tomaram conta da ocorrência. Acabou por se entregar num posto da GNR, poucas horas depois de te agredido o colega.

O arguido, “movido por desejo de vingança”, surpreendeu a vítima no interior do estabelecimento de ensino, agredindo-a com uma arma branca na face e nas costas, “não lhe provocando a morte por mero acaso”, detalha o mesmo comunicado.

A vítima, que terá cerca de 16 anos, teve de ser transportada para o Hospital de São João, no Porto. O agressor, que tem um “registo escolar marcado por episódios de violência”, está detido preventivamente e vai ser presente a interrogatório judicial. O agressor colocou-se em fuga, mas acabou por se entregar no posto da GNR local. 

O PÚBLICO tentou contactar o estabelecimento de ensino, o que não foi possível até ao momento.