A Espanha já tem governo “progressista” e uma oposição extremada

A investidura parlamentar foi uma vitória pessoal do líder do PSOE. Mas a crispação vai crescer e ameaça bloquear quaisquer reformas, a começar pela questão catalã.

Pedro Sánchez
Fotogaleria
Pedro Sánchez depois da votação MARISCAL/EPA
,Pablo Iglesias Turrión
Fotogaleria
O próximo presidente do govenro e o seu vice-presidente JUAN CARLOS HIDALGO/EPA

Ao fim de oito meses de bloqueio político, duas eleições legislativas e num clima de grande crispação política, o socialista Pedro Sánchez toma esta quarta-feira posse como presidente do Governo espanhol. A composição do executivo será anunciada na próxima semana. É o primeiro governo de coligação desde a Transição democrática e a Constituição de 1978. Sánchez foi investido esta terça-feira pelo Congresso, por 167 votos contra 165, numa câmara de 350 deputados. O PSOE governará em coligação com o Unidas Podemos, de Pablo Iglesias, e com o apoio parlamentar do Partido Nacionalista Basco (PNV).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários