Iniciativa Liberal elege João Cotrim Figueiredo com 96% dos votos

Na direcção renovada há três novos vice-presidentes.

Foto
João Cotrim Figueiredo foi eleito presidente da Iniciativa Liberal com 181 votos Rui Gaudencio

Deputado único da Iniciativa Liberal e candidato único à liderança do partido, João Cotrim Figueiredo foi, este domingo, eleito presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal com 181 votos, o que representa 96% dos votantes, na III Convenção Nacional do partido, em Pombal. Cotrim Figueiredo sucede a Carlos Guimarães Pinto que se demitiu no final de Outubro.

Na Comissão Executiva, para além do novo presidente, mantém-se como vice-presidente João Serrenho e há três novos vice-presidentes: Ricardo Pais Oliveira, António Costa Amaral e Mónica Coelho. Miguel Rangel transita como secretário-geral e Bruno Mourão Martins é o novo tesoureiro. Bernardo Blanco, Carla Castro, Catarina Maia, Filipa Osório, João Caetano Dias, João Cascão, Luís Nascimento, Maria Castelo Branco, Mariana Nina, Olga Baptista, Rafael Corte Real e Vicente Ferreira da Silva são os vogais eleitos. Como suplentes da Comissão Executivo foram hoje escolhidos Joana Malta Vacas, Pedro Schuller e Sérgio Figueiredo.

No curto discurso de encerramento, Cotrim Figueiredo anunciou que apresentará segunda-feira, no Parlamento, um projecto de resolução “no sentido de impedir qualquer injecção adicional de dinheiro do Estado no Fundo de Resolução da banca”. E argumentou: “O dinheiro dos impostos, o nosso dinheiro não pode servir nem para financiar o despesismo do Estado, nem para cobrir prejuízos privados.” E concluiu: “Portugal precisa da IL porque não nos vamos calar perante os escândalos deste socialismo de compadrio que tanta confusão gera entre dinheiro público e interesses privados.”

Na intervenção de apresentação da sua moção de estratégia global, Juntos a Liberalizar”, ao final da manhã, João Cotrim Figueiredo defendeu que, para crescer, o partido tem de “falar para novos públicos e adoptar novas causas”, estabelecendo como alvo principal a juventude. Depois de elencar as prioridades para este mandato de dois anos, ­ sobretudo focadas no primeira sessão legislativa da actual legislatura­, João Cotrim Figueiredo explicou aquela que considera ser a fórmula para o crescimento do partido, estreante no Parlamento. Assim, na perspectiva do liberal, o partido tem de “falar para novos públicos” ao mesmo tempo que é capaz de “adoptar certas causas”. O público-alvo principal, para João Cotrim Figueiredo, é a juventude, o que o levou a repetir a palavra três vezes seguidas, para dar mais força à sua ideia.

Em relação às causas, Cotrim Figueiredo foi peremptório ao afirmar que algumas têm de ser dos liberais e que não podem se abandonadas à esquerda: “A Iniciativa Liberal não pode estar fora do debate do ambiente e do debate sobre o inverno demográfico.” As prioridades para o mandato de dois anos que hoje se vai iniciar são “impostos mais baixos, mais simples e mais justos”, liberdade de escolha e a luta pela transparência e contra a corrupção, uma vez que esta última é, além de tudo, “um atentado primeiro à meritocracia e isso para um liberal não é aceitável”. A descentralização e a reforma do sistema eleitoral são outras das metas do partido.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários