Há uma proteína que ajuda o cancro a instalar metástases no cérebro

Trabalho com autores portugueses identificou um novo factor associado à invasão e colonização do cérebro por metástases de um tumor. A descoberta pode servir como biomarcador e para encontrar um novo alvo terapêutico.

Foto
Vaso sanguíneo (a vermelho) no cérebro, com exossomas (de marcados a verde) e outras células do ambiente cerebral a azul Gonçalo Rodrigues/David Lynden

Uma equipa internacional de cientistas identificou um “actor” que desempenha um papel decisivo na invasão do cérebro por metástases de um tumor. Trata-se de uma proteína que quando se apresenta em níveis elevados nas células de um cancro da mama, do pulmão ou de outros tipos de tumores, consegue “abrir as portas” à colonização do cérebro por metástases. O investigador português Gonçalo Rodrigues é o primeiro autor do artigo publicado na revista Nature Cell Biology que poderá ajudar a criar ferramentas para indicar o risco de desenvolver metástases cerebrais e até de as travar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários