Funicular dos Guindais e Elevador da Lada concessionados por 2,17 milhões de euros

Apenas uma empresa se candidatou ao concurso lançado pela Câmara do Porto. Contrato de três anos vai ser votado em reunião do executivo na próxima segunda-feira.

Foto
Elevador dos Guindais foi construído em 1891 Nelson Garrido

A Liftech S.A. foi a única empresa a apresentar uma proposta para assumir a gestão do Funicular dos Guindais e do Ascensor da Ribeira do Porto, o chamado Elevador da Lada, e o executivo vai votar a adjudicação na próxima segunda-feira, em reunião de câmara. A proposta, assinada pela vereadora Cristina Pimentel, sugere a concessão pelo valor de 2,17 milhões de euros por um prazo máximo de três anos (entre 2019 e 2022).

Rui Moreira tinha decidido avançar para a contratação em Junho, com voto contra a CDU, assumindo a vontade de gerir este funicular e elevador, incluindo-os num “sistema integrado de ligações cota alta/cota baixa no centro histórico da cidade potenciando desta forma a acessibilidade, a mobilidade e a fixação da população residente nestas zonas da cidade”, lê-se na proposta que depois de ser votada terá ainda de passar pelo crivo do Tribunal de Contas.

O elevador dos Guindais – construído em 1891 e recuperado em 2001 depois de um século de inactividade – é actualmente gerido pela empresa Metro do Porto, mas o contrato está prestes a terminar (2 de Dezembro) e a autarquia entendeu que não deveria haver renovação. O elevador da Lada é, neste momento, operado pelos serviços municipais com o apoio da Domus Social.

Sugerir correcção
Comentar