A história de um Verão Azul que é cada vez menos uma ilha

Sexta e sábado faz-se a despedida da nona edição do Festival Verão Azul. Durante três semanas, a criação contemporânea andou por Lagos, Faro e Loulé, num Algarve cada vez mais apostado em contrariar uma cultura sazonal.

Fotogaleria
André Uerba apresentou-se no Teatro das Figuras Filipe Farinha
Concerto de rock
Fotogaleria
Dewey Dell Vasco Célio
Fotogaleria
"Workshop" de André Cepeda no Auditório do Solar da Música Nova Filipe Farinha
Fotogaleria
Gustavo Ciríaco Filipe Farinha

Quando, em 2011, a dupla artística Ana Borralho e João Galante se inspirou na mítica série espanhola Verão Azul (que acompanhou qualquer infância vivida na década de 1980) para baptizar o seu festival, partiu de um duplo sentimento de perda. Por um lado, o vazio que tinha significado o fim, em 2002, do Festival X, promovido pelo colectivo teatral O Olho; por outro, a experiência pessoal de Ana Borralho enquanto algarvia, e o que implicara crescer numa região onde o acesso a uma programação regular de artes performativas era uma miragem. Daí que, a vontade de preencher esse vazio deixado pela morte do Festival X, tenha deixado a aboborar em Borralho e Galante um desejo cada vez mais claro de criar um outro momento de encontro entre criadores, a partir de uma perspectiva de experimentação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar