O “velho capitalismo” é compatível com o novo mundo?

Quase 200 executivos dos EUA prometem dar mais importância ao ambiente e à comunidade. Em Portugal, a lei até obriga gestores a “casar” o lucro com o bem comum. Mas a prática nem sempre segue a teoria.

Foto
O bilionário Jeff Bezos é um dos signatários do manifesto de gestores. Reuters/JOSHUA ROBERTS

O mês de Agosto costuma ser sinónimo de pausa mas um manifesto assinado por 181 gestores, representantes das maiores empresas dos EUA, sacudiu o torpor de Verão e obrigou o mundo empresarial a horas extra de reflexão. O texto em causa, escrito e divulgado pelo Business Roundtable – uma espécie de lóbi dos gestores – intitula-se “Declaração sobre o Propósito de uma Empresa”. No preâmbulo, promete “modernizar os princípios sobre a função das empresas”, porque o modelo empresarial actual até “elevou os padrões de vida de muitas gerações” mas “muitos norte-americanos estão a sofrer” com as suas iniquidades.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários