Em Lisboa há um atelier Genuíno para entrarmos no mundo dos presuntos

Abriu em Campo de Ourique uma loja inteiramente dedicada ao presunto, com cortadores especializados e presuntos de diferentes países, dos ibéricos ao de Parma.

Genuíno - Atelier do Presunto
Fotogaleria
dr
,presunto
Fotogaleria
dr
,presunto
Fotogaleria
dr

Vender presunto, sim, mas também ajudar os consumidores portugueses a conhecerem melhor as características de um bom presunto, a saber como é produzido, a conhecer presuntos de diferentes proveniências, e a saber escolher de forma informada – é a tudo isto que Frederico Collares Pereira se propõe com a Genuíno – Atelier do Presunto, a loja que abriu em Julho no bairro lisboeta de Campo de Ourique.

Aquilo que constata muitas vezes, e voltou a confirmar desde que abriu a loja, é que muitas vezes o conhecimento não é muito grande, por isso gosta de mostrar os presuntos que seleccionou para aqui ter e explicar cada um deles: de Portugal tem os da Casa do Porco Preto, de Barrancos; de Espanha, destaca o incontornável Cinco Jotas e o Señorio de Montanera; de Itália vem o presunto de Parma; e, por fim, de França, o de Bayonne.

Foto
dr

Os presuntos ibéricos, espanhóis e portugueses, são do porco preto alentejano, criados na paisagem única que é o montado, onde se alimentam de bolota, o que lhes dá a gordura característica – o 100% ibérico é proveniente de animais de raça pura, mas existe também o 50% (a percentagem diz respeito ao nível de pureza da raça). A cura é natural, ao ar, por um período entre os 24 e os 40 meses.

As características do presunto de Parma DOP são completamente diferentes. Proveniente de porcos criados nas regiões do Centro e Norte de Itália, com uma alimentação que inclui restos de coalho do queijo parmesão, é curado com sal, geralmente entre dez a doze meses. De Bayonne, no Sudoeste de França, vem um presunto curado com o sal de Salies-de-Béarn e que sofre um processo de secagem mais suave (de nove a doze meses), com a carne sendo protegida por uma mistura de gordura de porco e farinha.

Tanto o presunto de Parma como o de Bayonne prestam-se melhor a serem servidos com melão, figos ou mozzarella, sugere Frederico Collares Pereira, e devem ser cortados em fatias mais longas dos que os presuntos ibéricos. Outro conselho que dá aos clientes é o de experimentarem as paletas, que são geralmente vistas como uma versão menor do presunto, mas que, na realidade, vêm do mesmo animal e são mais baratas sobretudo porque o processo de cura é mais rápido. Isto faz com que tenham uma relação qualidade-preço particularmente boa, sublinha.

Tendo passado algum tempo em Jabugo para conhecer mais a fundo a produção do Cinco Jotas, Frederico Collares Pereira nota que a cultura dos espanhóis e a relação que mantêm com o presunto é muito mais profunda do que a que existe em Portugal. Um exemplo é o corte. Por isso, e para que o presunto que vende no Genuíno seja cortado da forma certa, contratou dois cortadores para estarem na loja e tem outros disponíveis para mais um serviço que oferece: o carrinho que pode ser levado a festas, acompanhado por um cortador que vai servindo o presunto em lascas curtas e fininhas.

Foto
dr

Outra aposta do Genuíno é a restauração. Tendo trabalhado na área, Frederico Collares Pereira conhece bem as dificuldades que os restaurantes têm na gestão do presunto, que, comprado inteiro, leva sempre a desperdícios e mau aproveitamento, diz. Foi por isso que desenvolveu embalagens já preparadas, com o tamanho de um prato (um menor, outro mais pequeno), especialmente para fornecer os restaurantes.

Quem visitar a loja, pode levar para casa também uma embalagem de presunto fatiado à mão ou então prová-lo ali mesmo, numa das mesas interiores ou exteriores, acompanhando-o com uma cerveja artesanal ou um copo de vinho (Trinca Bolotas é a única opção disponível, porque, explica o proprietário, o objectivo é que a atenção esteja concentrada nos presuntos e não numa carta de vinhos).

Para os que não vivem em Lisboa, existe a possibilidade de comprar através do site www.genuinopresunto.pt e, garante Frederico Collares Pereira, os presuntos, embalados em vácuo, serão entregues em qualquer ponto do país, no prazo de 24 horas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários