Guardas prisionais iniciam novo período de greve de quatro dias

Vai ser a quarta paralisação dos guardas prisionais desde Setembro. Começa nesta sexta-feira à tarde e prolonga-se por todo o fim-de-semana.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Os guardas prisionais iniciam nesta sexta-feira um novo período de greve de quatro dias, depois de terem realizado três paralisações em Setembro, num protesto convocado pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP). Segundo o sindicato, a greve vai começar às 16h de hoje e termina às 9h de segunda-feira.

Os guardas prisionais exigem um regime de avaliação de desempenho mais justo, aumento do quadro de pessoal, promoções, respeito integral da lei no que respeita à saúde e segurança no trabalho e recuperação do tempo de serviço congelado.

O cumprimento da lei relativamente ao trabalho prestado aos feriados e o preenchimento de todas as vagas existentes na categoria profissional, principalmente nas categorias superiores, são outras reclamações dos guardas prisionais.

O presidente do SNCGP, Jorge Alves, avançou à agência Lusa que está já marcada outra greve para 18 a 21 de Outubro. “É o mesmo governo com os velhos problemas e a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais é a mesma desde o início do ano”, disse Jorge Alves.  Esta vai ser a quarta paralisação dos guardas prisionais desde Setembro.

Sugerir correcção
Comentar