Transporte de passageiros aumenta no segundo trimestre

No tráfego de passageiros, o maior aumento no segundo trimestre de 2019, quando já vigorava o novo sistema de passes nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, deu-se no transporte ferroviário.

Foto
Paulo Pimenta

O tráfego de passageiros em Portugal aumentou no segundo trimestre cerca de 8% em todos os meios de transporte em termos homólogos. Porém, o movimento de mercadorias diminuiu, excepto no transporte aéreo. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, 12 de Setembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No que diz respeito aos meios aéreos, de Abril a Junho verificou-se uma “ligeira aceleração” do movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, com um crescimento de 7,8% (embarques, desembarques e trânsitos directos), que corresponde a um movimento total de 16,7 milhões de passageiros, adiantou a Lusa.

O aeroporto de Lisboa movimentou 8,4 milhões de passageiros (metade do movimento total), enquanto o aeroporto do Porto correspondeu a 21,2% (3,5 milhões de passageiros) do total nacional e registou “o maior crescimento entre os principais aeroportos”, ao progredir 10,4%. Em Faro o crescimento abrandou face aos três meses anteriores (de 12,3% para 5%) e chegou-se a três milhões de passageiros (17,7% do total). O movimento nos aeroportos do Funchal e Ponta Delgada (5,1% e 3,4% do total na devida ordem) registou aumentos de 0,7% e 8,9% respectivamente.

De acordo com o INE, no segundo trimestre efectuaram-se 62,8 mil aterragens de aeronaves em voos comerciais nos aeroportos nacionais (+3,5%, tal como no trimestre anterior).

No transporte ferroviário, ascenderam a 43,1 milhões os passageiros transportados de Abril a Junho, sendo que 89,9% do total (38,8 milhões) correspondeu a tráfego suburbano. O novo sistema de passes nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa entrou em vigor a 1 de Abril. Em Agosto, Cristina Dourado, que lidera a Fertagus, disse ao PÚBLICO que a procura aumentou: “As contagens de Maio deram-nos um aumento global da procura de 19,2%, sendo que esse aumento foi de 16% à hora de ponta e 26% fora da hora de ponta”.

O transporte em tráfego interurbano envolveu 4,3 milhões de passageiros, registando-se ainda 67,6 mil passageiros em tráfego internacional. No total do transporte ferroviário houve um aumento de 14,9% face ao mesmo período em 2018.

Quanto ao transporte por metropolitano “manteve o andamento positivo que se verifica desde 2014”, acelerando para 8,5% que corresponde a um total de 68,2 milhões de passageiros transportados (46,1 milhões no Metro de Lisboa e 18,1 milhões no Metro do Porto).

Também o transporte fluvial (nacional e internacional) de passageiros continuou a crescer, com 5,5 milhões de passageiros e um aumento homólogo de 8,3% de Abril a Junho, representando o transporte de passageiros no rio Tejo 87,3% do total.

No que se refere ao transporte de mercadorias, no segundo trimestre apenas os movimentos por via aérea registaram uma evolução positiva (9,1%), como um total de 51,5 mil toneladas.

Já os portos marítimos nacionais registaram decréscimos no número (menos 4,4%) e na dimensão (menos 6,0%) das embarcações entradas, tendo as mercadorias movimentadas totalizado 21,9 milhões de toneladas, recuando 8,1% face ao mesmo período no ano anterior.

O transporte ferroviário de mercadorias reduziu 16,2% nas toneladas transportadas e um recuo de 12,3% nas toneladas por quilómetro.

Também o transporte rodoviário de mercadorias diminui, com uma quebra de 2,8%. O INE refere que esta categoria foi penalizada pelo transporte internacional (menos 19,8%), já que o transporte nacional (que representou 85,8% do total em toneladas) teve um ligeiro crescimento de 0,8%.

Sugerir correcção
Comentar