Pedir indemnização aos bancos por “concertação” de práticas é missão praticamente impossível

Recursos podem levar à prescrição do processo. Para a Deco, continuam a verificar-se “muitas coincidências” nas práticas bancárias.

Foto
Andreia Patriarca

A Autoridade da Concorrência (AdC) garante que “o carácter relevante, estratégico e não público da informação partilhada” entre 14 bancos ficou “inequivocamente demonstrado”, o que a levou a aplicar uma multa recorde às entidades financeiras envolvidas. As provas recolhidas pela AdC poderão ser suficientes para ver confirmada a sua decisão pelos tribunais, para onde os visados dizem que vão recorrer, se entretanto esses recursos não levarem à prescrição da acusação. Mas isso não garante que os clientes que pediram empréstimos entre 2002 e 2013 consigam, com facilidade, pedir indemnizações aos bancos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários