Em actualização

Incêndio na Vialonga dominado

Chamas deflagraram ao final da tarde no concelho de Vila Franca de Xira.

,Incêndios
Foto
Paulo Pimenta/ARQUIVO

Um incêndio que deflagrou na tarde desta sexta-feira em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, perto de Lisboa, foi dominado pelos bombeiros durante a madrugada, confirmou à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.

De acordo com a mesma fonte, o incêndio foi dominado às 1h26 de sábado e estiveram no local 69 veículos e 221 operacionais, entre elementos dos bombeiros de Lisboa, Guarda Nacional Republicana, INEM e Protecção Civil.

Durante a tarde estiveram pelo menos duas aeronaves a auxiliar os bombeiros no combate às chamas, com o calor e o vento a dificultarem as operações. Uma extensa coluna de fumo era visível em Lisboa e na Margem Sul do Tejo.

O alerta para o incêndio, que deflagrou numa área de mato na zona de Casal dos Estanques, foi dado cerca das 18h30, confirmou ao PÚBLICO fonte dos Bombeiros Voluntários de Vialonga. Pelas 21h23 o fogo encontrava-se ainda em curso. Àquela hora, estavam no terreno 191 operacionais apoiados por 57 meios terrestres, de acordo com informação disponibilizada no site da Protecção Civil.

O incêndio chegou a ter uma frente activa com cerca de 100 metros, numa zona de difícil acesso, tendo sido utilizada uma máquina de arrasto para que os operacionais pudessem chegar ao local. Porém, o CDOS de Lisboa disse à Lusa que em nenhum momento houve povoações em risco.