Juventus chamar-se-á “Piemonte Calcio” no FIFA após acordo com a Konami

Clube onde joga Cristiano Ronaldo assinou parceria com a empresa japonesa responsável pelo franchise Pro Evolution Soccer. EA Sports obrigada a mudar criar nome fictício para a equipa italiana.

,Videogames
Foto
Juventus trocou Konami pela EA Sports Kai Pfaffenbach / REUTERS

Pela primeira vez em 25 anos, a EA Sports não será detentora da licença da Juventus, que anunciou, esta terça-feira, a assinatura de uma parceria com a Konami, empresa japonesa que desenvolve o videojogo rival Pro Evolution Soccer.

Como já aconteceu no passado com outras equipas, a empresa responsável pelo FIFA foi obrigada a criar um nome fictício para a “nova Juventus”. Essa designação, Piemonte Calcio, junta-se ao novo estádio e equipamentos que a empresa norte-americana terá de criar para a campeã da Serie A que, pelo menos nos próximos três anos, será exclusiva ao jogo Pro Evolution Soccer.

Poucas horas após ter sido anunciada a transferência da Juventus para o franchise rival, a EA Sports anunciou que o Liverpool, um dos clubes históricos licenciados pela Konami, faria o trajecto inverso. Numa “parceria de longa duração”, em que ainda não se sabe ao certo quantas épocas cobrirá, o emblema inglês será exclusivo ao FIFA, com a Konami a ter, à semelhança da rival, de “puxar pela cabeça” e dar um nome genérico ao actual campeão europeu

EA Sports retirou foto de Ronaldo após alegações de violação

Em Outubro de 2018, a imagem do capitão da selecção nacional e capa do videojogo, foi retirada do site da empresa norte-americana. A EA Sports foi a primeira empresa com um contrato publicitário com o jogador português a reagir às alegações da ex-modelo Kathryn Mayorgaque diz que o jogador a violou em 2009 e tinha, na semana antes desta decisão, apresentado uma acção cível num tribunal do condado de Clarck a pedir uma indemnização a Ronaldo.