Trump escolhe Mark Esper para secretário de Estado da Defesa dos EUA

Patrick M. Shanahan, secretário de Estado da Defesa interino desde 2018, renunciou ao cargo por motivos pessoais.

Foto
Patrick M. Shanahan, ex-secretário de Estado da Defesa interino, cumprimenta Mark Esper à saída do Pentágono YURI GRIPAS/Reuters

O Presidente norte-americano, Donald Trump, indicou na sexta-feira Mark Esper para secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, informou a Casa Branca, numa altura de nova escalada de tensão entre Washington e Teerão.

A nomeação de Esper, que substituiu Patrick Shanahan, ainda terá de ser aprovada pelo Senado dos EUA.

Além de Esper, Trump nomeou David L. Norquist como o “número dois” do Pentágono e Ryan D. McCarthy como o novo secretário do Exército.

Trump já tinha demonstrado a sua intenção de escolher Esper como novo chefe do Pentágono na terça-feira, quando anunciou que Patrick M. Shanahan, secretário de Estado da Defesa interino (que assumiu o cargo após a demissão de James Mattis em 2018), tinha renunciado alegando motivos pessoais.

“Eu conheço o Mark e não tenho dúvidas de que ele fará um trabalho fantástico!”, disse Trump no Twitter.

Em 2017, Trump nomeou Esper como secretário do Exército, cargo para o qual foi confirmado no Senado por 89 votos a favor e 6 contra.

Um ex-soldado, Mark Esper​, de 55 anos, lutou no Iraque durante a Guerra do Golfo de 1991, antes de voltar para a indústria de defesa.

O novo secretário de Estado da Defesa já tinha sido ainda assessor de política de defesa no Senado, trabalhou para a Câmara de Comércio dos Estados Unidos em questões de propriedade intelectual e para a American Aerospace Industries Association.

Sugerir correcção
Comentar