Francesinha do Café Santiago em lista das “melhores sanduíches da Europa”

Um top do site Big 7 Travel está a pôr esta francesinha nas bocas do mundo.

Foto
DR/Café Santiago

Há quem se entretenha a debater se é ou não uma sanduíche. Mas o certo é que o molho da fama mundial que tem regado a francesinha nos últimos anos é condimentado com entradas em listas várias dedicadas às melhores sanduíches do mundo, do Aol Travel que lhe chamou uma sanduíche “de babar" à Condé Nast Traveler espanhola que a considerou uma sanduíche para valentes. Houve até quem garantisse, como Culture Trip, que a fama da francesinha já competia com a paelha ou a pizza.

Agora, volta a andar nas bocas do mundo graças a um site de guias de viagens, o Big 7 Travel, e com localização específica: o Café Santiago do Porto. Graças à inclusão num top das 50 Best Sandwiches In Europe, ​a francesinha do Santiago tem dado que falar.

“Uma sanduíche realmente única, originada no Porto e que se pode traduzir por ‘pequena francesa'”, assim começa o texto que resume a especialidade e que coloca a francesinha do Santiago no 14.º lugar da lista. “Fiambre, bife ou salsicha em pão”, “coberta por molho de cerveja e queijo e servida com ovo e batatas fritas”. O site indica o Café Santiago como “o melhor sítio para prová-la”.

Foto
DR/Café Santiago

No pequeno texto não se realça mas, esta obra do Café Santiago – fundado em 1959 no Porto (oficialmente, já que terá aberto portas umas duas décadas antes como casa de pasto), tem até um “molho especial”, como anuncia a casa, e secreto: “constitui um bem guardado segredo de família” (Pereira, que gere a casa desde 1993). Os ingredientes estão listados (tirando os do molho, claro): pão, mortadela, salsicha fresca, linguiça fresca, bife de novilho, fiambre, queijo, ovo, o queijo de cobertura.

Foto
DR/Café Santiago

O Santiago, além da casa original na Passos Manuel (226), expandiu-se nos últimos anos na cidade com o Santiago F (mesma rua, no 198) e o Santiago da Praça (Praça dos Poveiros, 88).

Na lista do Big 7 Travel, o 1.º lugar é da “porchetta” (de carne de porco assada e desfiada) da Osteria All’ Antico Vinaio em Florença, Itália. O site reporta ter mais de 1,5 milhões de utilizadores, além de ter à volta de 400 mil seguidores em cada uma das redes sociais em que está presente (Facebook, Twitter, Insta).

Sugerir correcção
Comentar