Godspeed You! Black Emperor regressam a Portugal em dose dupla

Os canadianos tocam em Lisboa e no Porto 13 anos depois de a Amplificasom, promotora que os traz cá, ter organizado o seu primeiro concerto.

Foto
Os Godspeed You! Black Emperor já passaram pelo Amplifest em 2012 PAULO PIMENTA

Cinco anos depois de terem tocado no Nos Primavera Sound, os Godspeed You! Black Emperor (GY!BE) voltam a Portugal para concerto em nome próprio. A última vez que tiveram por cá um palco só para eles foi há 16 anos, quando passaram pelo Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e pelo São Luiz Teatro Municipal –​ na altura estavam a promover Yanqui U.X.O., de 2002. De regresso a estas duas cidades para duas actuações, tocam a 9 de Novembro no Lisboa ao Vivo e um dia depois no Hard Club.

Servem também estas duas datas para assinalar o início da actividade da Amplificasom, que os traz a Portugal pela segunda vez – a primeira foi em 2012, no Amplifest. A 10 de Novembro, dia em que tocam no Hard Club, cumprem-se exactamente 13 anos desde que a promotora portuense organizou o seu primeiro concerto: uma actuação dos norte-americanos Enablers no entretanto extinto O Meu Mercedes é Maior do que o Teu, na Ribeira do Porto.

Foi o primeiro das centenas de concertos que se seguiram. Desse rol, fazem parte bandas que incluem membros dos GY!BE: a Amplificasom já cá trouxe os Thee Silver Mt. Zion, de Thierry Amar, Sophie Trudeau e Efrim Manuel Menuck. O último elemento também cá esteve, no ano passado, para concerto em nome próprio, no Passos­ Manuel. Este ano, em Outubro, passará também pelo Amplifest, o festival organizado por esta promotora, o baterista Aidan Girt, com os seus Some Became Hollow Tubes.

Os canadianos chegarão à Europa depois de uma digressão pelos Estados Unidos, em Agosto. Na bagagem trazem ainda o álbum Luciferian Towers, de 2017. Fundados em 1994, os GY!BE lançaram o primeiro de cinco álbuns, F♯ A♯ ∞, em 1997. Em 2003, depois de editarem Yanqui U.X.O., encerraram funções para regressarem em 2012 com Allelujah! Don't Bend! Ascend!. Desde então, já lançaram mais dois álbuns.

Sugerir correcção
Comentar