Caetano Reis e Sousa: “Gosto daquela sensação de me deparar com o desconhecido”

O cientista português de 51 anos é líder de grupo e director adjunto de investigação no Instituto Francis Crick, em Londres. Acaba de ser eleito membro da Royal Society, de que já fizeram parte Isaac Newton, Charles Darwin ou Albert Einstein.

Foto
O imunologista Caetano Reis e Sousa Dave Guttridge/Instituto Francis Crick

O imunologista Caetano Reis e Sousa é um dos membros mais recentes da Royal Society britânica e o primeiro português a integrar esta lista em 200 anos, anunciou-se esta semana. Mas o cientista português de 51 anos não atribui esta distinção só ao seu trabalho. “Esta honra reflecte-se não só em mim mas também nas pessoas que trabalharam e continuam a trabalhar no meu laboratório.” Líder de grupo e director adjunto de investigação no Instituto Francis Crick (em Londres), o imunologista saiu de Portugal em meados dos anos 80 para completar o ensino secundário no País de Gales e nunca mais voltou. Criou no Reino Unido o seu laboratório e agora vê com preocupação o “Brexit”: “É um desastre.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários