Mergulhador britânico que resgatou rapazes de gruta tailandesa também teve de ser salvo

Josh Bratchley passou mais de 24 horas retido numa gruta nos EUA até ser resgatado por uma equipa de mergulhadores.

Foto
A caverna na Tailândia de onde os 12 rapazes e o seu treinador foram resgatados em Julho de 2018 LUSA/ROYAL THAI ARMY HANDOUT

Um dos mergulhadores britânicos que fez parte da equipa de resgate que ajudou a retirar os 12 rapazes da equipa de futebol Wild Boars (Javalis Selvagens) e o treinador de 25 anos da gruta de Thuam Lang, no Norte da Tailândia, teve de ser resgatado de uma gruta nos Estados Unidos da América. 

Josh Bratchley ficou retido numa galeria subterrânea em Jackson County, no estado do Tennessee, depois do túnel onde estava ter inundado. Segundo a imprensa norte-americana, o mergulhador não voltou à superfície com o resto da equipa com quem estava a realizar a exploração da gruta. Depois de várias tentativas sem sucesso para o encontrar, os colegas alertaram os serviços de emergência. 

A equipa de resgate composta por mergulhadores especialistas do Arkansas e da Florida iniciou as buscas. Segundo o The Guardian, o mergulhador foi resgatado são e salvo. 

“Ele estava acordado, lúcido e parecia orientado”, disse o responsável pelo resgate em conferência de imprensa. “O único pedido que fez assim que chegou à superfície foi um bocado de pizza”. Ao todo, o mergulhador passou mais de 24 horas preso na gruta.

Josh Bratchley foi pouco depois avaliado por uma equipa médica  e declarado estável. O mergulhador foi elogiado pela sua calma durante a operação de resgate que, apesar de ter sido rápida, acarretava riscos.

“Existiam rochas partidas e a caverna era perigosa por ser tão baixa. Chegámos à bolsa de ar e lá estava ele, tão calmo quanto poderia estar. Só agradeceu e perguntou 'quem és tu?’”, disse um dos mergulhadores citado pelo The Guardian

Josh Bratchley fez parte da equipa de mergulhadores internacionais que ajudaram a resgatar a equipa de futebol e o seu treinador da gruta de Thuam Lang, no Norte da Tailândia, em Julho de 2018. O resgate demorou três dias, mas os rapazes e o treinador estiveram presos na caverna durante 17.

Diversas equipas de especialistas responderam ao pedido de ajuda do Governo tailandês e juntaram-se aos cerca de mil socorristas. Os rapazes foram localizados com vida sete dias depois de serem dados como desaparecidos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários