Actividade económica até Janeiro e clima económico até Fevereiro aumentam

Indicador de consumo privado desacelerou em Janeiro, revelou o Instituto Nacional de Estatística.

Foto
As exportações subiram apenas 0,9% em Janeiro Nelson Garrido

O indicador de actividade económica, disponível até Janeiro, e o indicador de clima económico, disponível até Fevereiro, aumentaram, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, em Portugal o indicador de actividade económica subiu de 2,2 pontos em Dezembro para 2,4 pontos em Janeiro e o indicador de clima económico, disponível até Fevereiro, aumentou para 2,2 pontos, dos 2,1 pontos registados em Janeiro.

Segundo a Síntese Económica de Conjuntura do INE, o indicador quantitativo do consumo privado “desacelerou ligeiramente” em Janeiro, reflectindo um contributo positivo “menos intenso” da componente de consumo corrente.

Já o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou em Janeiro devido ao contributo positivo de todas as componentes, máquinas e equipamentos, construção e material de transporte.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 0,9% e 12,5% em Janeiro, respectivamente (1,4% e 8,7% em Dezembro).

Considerando a actividade económica na perspectiva da produção, em termos nominais verificou-se em Janeiro “uma estagnação na indústria e um abrandamento nos serviços e, em termos reais, uma redução do índice de produção da indústria e uma desaceleração do índice de produção da construção”, sinaliza o INE.

Na área do euro, em Fevereiro, o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram, com os preços das matérias-primas e do petróleo a apresentarem variações em cadeia de 1,5% e 8,3%, respectivamente (0,1% e 3,3% em Janeiro).

Sugerir correcção
Comentar