A inveja espanhola

Segundo a Bloomberg o país mais saudável do mundo é a Espanha. A Itália que era o mais saudável passou para segundo. Já Portugal está em vigésimo-segundo.

Segundo a Bloomberg o país mais saudável do mundo é a Espanha. A Itália que era o mais saudável passou para segundo. Já Portugal está em vigésimo-segundo.

Dizem-nos que foi a dieta mediterrânica. Importa então saber o que é que os portugueses comem que os espanhóis e italianos não comem — e também o que é que os espanhóis e italianos comem que nós não comemos.

O mal será o nosso pão? Os espanhóis e os italianos têm pão que não sabe a nada. Será esse o segredo? Fazer pão mole e sem sal, para nunca apetecer?

Ou será da nossa mania de almoçar e jantar sentados? Os espanhóis comem tapas em sítios diferentes obrigando-os a passear na rua. Mas não pode ser isso porque os italianos também não gostam de petiscar e são muito saudáveis.

Será do bacalhau? Os espanhóis e italianos também comem bacalhau mas é sem vontade, em doses ínfimas, só quando não há mais nada.

Será saudável comermos tanto bacalhau? É um peixe seco, velho e salgado. Se o descrevessem antes de provarmos pela primeira vez, se calhar já não queríamos.

Será do pimentón? Teremos de aprender a pô-lo em tudo? Deus queira que não. Será de comermos tantos bitoques? Será da nossa obsessão com os coentros? Ou o feijão frade?

Terá o gazpacho andaluz propriedades especiais? Terá de ser aquele que vem em embalagens de litro, como o leite. Será do alho que contém? Os espanhóis e italianos comem mais alho do que nós?

Será dos churros e do cacau? Teremos de comer massa a todas as refeições, como os italianos? Quem sabe? Vamos mesmo ter de estudar o assunto.

Sugerir correcção
Ler 27 comentários