Nas "melhores praias do mundo", o Brasil é rei. Mas Portugal tem uma praia no top

A decisão é dos milhões de utilizadores do TripAdvisor: o Algarve leva Portugal ao top mundial, além de ter três praias no top europeu. Cabo Verde também faz um brilharete.

Fotogaleria
1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha DR
Fotogaleria
2. Varadero, Cuba Desmond Boylan/Reuters
Fotogaleria
3. Eagle Beach, Aruba DR
Fotogaleria
4. La Concha, San Sebastián DR
Fotogaleria
5. Grace Bay, rovidenciales, Turcos e Caicos DR
Fotogaleria
6. Clearwater Beach, Florida, EUA DR/Getty Images
Fotogaleria
7. Spiaggia dei Conigli (praia dos Coelhos), Lampedusa, Sicília (Itália) DR
Fotogaleria
8. Spiaggia dei Conigli (praia dos Coelhos), Lampedusa, Sicília (Itália) DR
Fotogaleria
9. Playa Norte, Isla Mujeres, México DR
Fotogaleria
10. Seven Mile Beach, Negril, Jamaica DR

O Brasil tem a fama e continua a ter o proveito: no top das "melhores praias do mundo", decidido pelas opiniões dos utilizadores do TripAdvisor, megaportal turístico global, a Baía do Sancho, paraíso natural de águas translúcidas no santuário natural que é o arquipélago Fernando de Noronha, voltou a conquistar o primeiro lugar. Uma posição a que se habituou ao longo de várias edições anuais deste ranking mas que tinha perdido em 2018 para Grace Bay, em Turcos e Caicos. Na lista de ouro há ainda espaço para Prainhas do Pontal do Atalaia (12.º), no Arraial do Cabo, no estado do Rio.

O top 25 inclui "paraísos" das Caraíbas a Espanha (a melhor da Europa é La Concha de San Sebastián), passando pela Florida ou Havai, Itália ou Grécia, da Costa Rica à Austrália e Tailândia, inclui, claro, as Seychelles mas também Portugal e Cabo Verde.

Foto
11.ª Praia da Falésia, Albufeira (n.º 3 no top Europa)

No top mundial, Portugal consegue apenas uma presença, em 11.º lugar, graças ao Algarve e à praia da Falésia, nos Olhos de Água, Albufeira: "a praia mais deslumbrante de Portugal" é o comentário de uma utilizadora (AliyaLFC786), escolhido para ilustrar o destaque à praia.

Nos tops continentais, Portugal consegue três praias entre as melhores da Europa. Logo atrás da Concha de San Sebastián, vem a italiana Praia dos Coelhos de Lampedusa (Sicília), seguida pela praia da Falésia. Pelo top 25, encontram-se ainda a Praia da Rocha de Portimão e a Praia do Camilo de Lagos, respectivamente, nos 17.º e 25º lugares.

Foto
La Concha de San Sebastián, a n.º 1 na Europa

Cingindo a lista só a Portugal, além destas, entram no top 10 a praia da Ursa de Sintra, a Marinha (Caramujeira, Lagoa), Nazaré, Amoreira (Aljezur), Ribeira do Cavalo (Sesimbra), Guincho, Praia dos Três Irmãos (Alvor).

Já por Cabo Verde, a grande vitória é para a Santa Mónica da Boavista, que fecha a lista das 25 melhores praias do mundo, mais um sinal da projecção turística do país a nível global. É um dos longos areais desta ilha, que tem conhecido nos últimos anos um desenvolvimento acelerado a nível de Turismo. "Gloriosa", diz um turista comentador sobre a praia considerada também a segunda melhor de África, ensanduichada entre duas jóias das Seychelles (Lazio em primeiro, Source d'Argent em terceiro). Cabo Verde consegue ainda mais duas presenças neste ranking africano salpicado de Seychelles por todo o lado: Santa Maria da ilha do Sal (7.º) e Praia de Chaves da Boavista (11.º).

Foto
Santa Mónica da Boavista, Cabo Verde. N.º 25 no top mundial, n.º 2 em África Enric Vives-Rubio

Boa Vista, a vida simples nunca saiu daqui

Dito o maior "site de viagens do mundo", o TripAdvisor, segundo dados do próprio, colige já mais 730 milhões de críticas e opiniões que abrangem cerca de 8 milhões de locais, alojamentos, experiências ou restaurantes por todo o planeta. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários