Contribuintes têm até hoje para actualizar agregado familiar

Na guarda partilhada de filhos é possível assinalar como são repartidas as despesas.

Foto
Nascimento de um filho é um dos dados a actualizar nas Finanças. Nelson Garrido

Os contribuintes têm até ao final do dia desta sexta-feira para actualizar o agregado familiar para efeitos de IRS, uma obrigação que abrange apenas os casos em que se registaram alterações face a 2018, como o nascimento de um membro, ou alteração de estado civil.

Se essa actualização não for feita, para efeitos da declaração de IRS de 2018, o Fisco vai considerar a informação anterior, ou assume que o contribuinte é solteiro e sem dependentes, o que pode ter consequências para vários contribuintes, na medida em que boa parte das declarações é submetida de forma automática.

A actualização pode ser feita no Portal das Finanças ou até através do telemóvel, desde que tenha o sistema operativo Android e descarregue a aplicação através da App Store ou Play Store, pesquisando por Agregado Familiar.

Entre as várias situações a precisar de actualização pode estar a mudança de residência ou nas situações em que os filhos deixam de ser considerados dependentes (começaram a trabalhar, por exemplo).

Esta questão é importante nos casos de guarda partilhada de filhos, sendo agora possível assinalar a percentagem como são repartidas as despesas. Sem esta informação, o Fisco considerará uma divisão igualitária das despesas e das deduções e isso pode não corresponder à realidade efectiva dos contribuintes.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários