Pela primeira vez, Mueller desmente notícia que põe Trump em maus lençóis

Buzzfeed avançou que o Presidente dos EUA tinha dito ao seu advogado, Michael Cohen, para mentir ao Congresso sobre os seus negócios em Moscovo. O procurador especial diz que não é bem assim. Mas pode ser um recuo táctico.

Foto
Se ficasse calado, o procurador especial confirmaria a notícia, o que não lhe convinha Larry Downing/REUTERS

Num acto nunca visto, o procurador especial Robert Mueller desmentiu partes fundamentais da notícia do site Buzzfeed que avançava que o Presidente dos Estados Unidos tinha dado ordens ao seu antigo advogado, Michael Cohen, para mentir ao Congresso sobre a construção de um projecto imobiliário de luxo em Moscovo.

“Não estão correctas a descrição de declarações específicas feitas ao gabinete do procurador especial, e a caracterização de documentos e testemunhos obtidos por este gabinete, relativos ao testemunho perante o Congresso de Michael Cohen”, afirmou Peter Carr, porta-voz de Mueller.

Foi a primeira vez que Robert Mueller comentou uma notícia dos media desde que começou a sua investigação sobre a influência russa nas presidenciais de 2016 e a eventual obstrução à justiça de Donald Trump. O Presidente dos EUA agradeceu a Mueller pelas suas declarações.

O director do Buzzfeed continua, no entanto, a defender a veracidade do artigo que publicou: “Mantemos a confiança no trabalho de reportagens e nas nossas fontes, e encorajamos o procurador especial a esclarecer o que está a pôr em causa”, disse Ben Smith.

Se a notícia do Buzzfeed fosse confirmada por Robert Mueller, seria é o primeiro sinal de facto importante de que o Presidente norte-americano teria tentado obstruir a Justiça – um crime que pode justificar a abertura de um processo de destituição.

Em reacção à notícia do Buzzfeed, o líder da Comissão de Serviços Secretos da Câmara dos Representantes, Adam Schiff (Partido Democrata), anunciou no Twitter que iria investigar o caso. Também naquela rede social, o congressista Joaquin Castro e o senador Chris Murphy falaram abertamente de um impeachment.

David Weinstein, um ex-procurador federal, disse à Reuters que a decisão inédita de Mueller de comentar o artigo da Buzzfeed demonstrava a importância das alegações que ali se faziam e da atenção que tinha despertado.

“É uma forma de dizer a toda a gente que têm de se acalmar. Mueller não quer criar a ideia de que, ao ficar calado, está a confirmar que a notícia é verdadeira”, comentou Weinstein.

Trump, no Twitter, disse que o seu ex-advogado estava a mentir para ter uma pena de prisão mais curta. E o advogado do Presidente dos EUA, Rudy Giuliani, emitiu uma declaração dizendo que qualquer sugestão de que Trump disse a Michael Cohen para mentir “é categoricamente falsa."

Sugerir correcção
Ler 4 comentários