CTT lançam colecção de selos sobre o azoto: “Nem de mais nem de menos”

A colecção de selos entra em circulação a 25 de Janeiro e fica disponível durante seis meses.

Fotogaleria
A colecção de selos está disponível a partir de 25 de Janeiro Correios de Portugal
Fotogaleria
Os três selos ficam disponíveis durante seis meses Correios de Portugal
Fotogaleria
Podem ser adquiridos em qualquer balcão dos CTT ou na livraria do ISA Correios de Portugal

O azoto (ou nitrogénio) é um elemento essencial à vida, mas em excesso pode ter impactos negativos no ambiente. Para levar este tema a todas as pessoas, os Correios de Portugal (CTT) – com inspiração no projecto NitroPortugal – lançam uma colecção de selos sobre o azoto com o slogan “nem de mais nem de menos”.

Desenvolvida em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, esta colecção de três selos entrará em circulação a partir de 25 de Janeiro e ficará disponível durante seis meses. Os selos podem ser adquiridos em qualquer estação dos CTT e na livraria do ISA, a Agrolivro. 

“A colecção foi projectada e realizada pelos CTT, com inspiração no projecto NitroPortugal, e tem como objectivo mostrar a importância deste elemento na nossa vida e levar a todos os cidadãos, sem excepção, este tema actual”, refere-se num comunicado sobre esta colecção.

O grande objectivo do NitroPortugal é dotar o país técnica e cientificamente para enfrentar o excesso de azoto no ambiente. Como tal, mapeou-se as zonas de Portugal continental com mais poluição de azoto no ar e nos ecossistemas. Este projecto europeu é coordenado pelo ISA e tem a parceria da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Centro para a Ecologia e Hidrologia de Edimburgo (Reino Unido), da Universidade de Aarhus (Dinamarca) e do Conselho para a Investigação Natural e Ambiental (Reino Unido). 

Além da colecção de selos e de artigos científicos, a equipa do NitroPortugal fez um vídeo sobre a problemática, uma exposição e o livro de banda desenhada A História do Azoto, Bom em Pequenino e Mau em Grande. A mensagem que se pretende passar é sempre a mesma: o azoto é indispensável para a vida na Terra e para a produção de alimentos, mas é importante que não seja produzido em excesso.

Sugerir correcção
Comentar