McDonald's perde exclusividade do Big Mac

Justiça europeia decide fim da exclusividade do uso da marca Big Mac por parte da McDonald's após uma queixa de uma cadeia de restaurantes irlandesa.

Foto
Decisão terá validade apenas na Europa Reuters/ISSEI KATO

Uma empresa de fast-food da Irlanda, a Supermac, venceu esta terça-feira uma batalha legal em torno do uso da marca registada "Big Mac" na Europa. A decisão retira à empresa norte-americana a exclusividade do uso da designação de um dos seus produtos mais característicos no continente europeu.

O veredicto é do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) e coloca um ponto final a uma batalha que se arrastava há quatro anos, conta o jornal britânico The Guardian. A McDonald’s ainda pode recorrer desta sentença, mas a cadeia irlandesa já festeja a vitória.

A luta entre a Supermac, fundada pelo irlandês Pat McDonagh, e a gigante norte-americana iniciou-se quando a McDonald’s decidiu contestar na justiça os planos de expansão internacional da empresa irlandesa, alegando que a marca “Supermac” poderia ser confundida com “Big Mac”.

Lançado por Michael “Jim” Delligatti em 1967, o Big Mac nasceu na Pensilvânia, numa altura em que a cadeia norte-americana se limitava a vender batidos e cheeseburguers. Um ano depois de ter sido apresentada, o sucesso da receita colocou-a permanentemente no menu da cadeia de restaurantes.

Em 1996, a McDonald’s decidiu registar a marca do hambúrguer. No entanto, esta semana, o organismo europeu considerou que a cadeia norte-americana não provou o uso genuíno do Big Mac como designação de um hambúrguer ou de um restaurante.

“Estamos encantados. É uma vitória única quando enfrentamos os arcos dourados [referência ao logótipo da McDonald’s] e ganhamos”, afirmou McDonaugh. “É uma vitória para todas as pequenas empresas. Isto impede que empresas maiores acumulem marcas sem ter intenção de usá-las”, vincou o criador da cadeia irlandesa, referindo-se a esta vitória como uma batalha entre David e Golias.

Criada em 1978 por Pat McDonagh — 38 anos depois da fundação da McDonald’s — a cadeia irlandesa Supermac’s poderá agora expandir-se para lá da Irlanda, onde já conta com mais de 100 estabelecimentos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários