GNR anuncia apreensão de 81 armas de fogo

Operação da GNR de Peso da Régua detectou duas granadas e milhares de munições. Seis homens foram detidos.

Foto
Fernando Veludo

A GNR anunciou a apreensão de duas granadas e 81 armas de fogo, arsenal no qual se incluem pistolas, caçadeiras e carabinas. Ao mesmo tempo, foram detidos seis homens entre os 50 e os 80 anos, por suspeitas de detenção e tráfico de armas, nos concelhos de Alijó, Lamego, Caldas da Rainha, Castelo Branco e Montemor-o-Velho.

Além das armas foram apreendidas 14 mil munições de vários calibres e material para as fabricar: 300 quilos de chumbo, 40 de pólvora, 2500 buchas de cartucho e ainda dez mil fulminantes. Entre os suspeitos poderão estar meros coleccionadores, mas também há quem já tenha vindo a chamar a atenção das autoridades nos últimos anos por tráfico de armas de fogo.

“No âmbito desta investigação pelo crime de tráfico de armas, que decorreu durante um ano, foram realizadas 24 buscas, das quais 12 domiciliárias, 10 em veículos e duas em estabelecimentos comerciais”, esclarece o Núcleo de Investigação Criminal de Peso da Régua, que liderou a operação com a colaboração de militares dos comandos territoriais de Coimbra e Leiria, além da PSP. As buscas tiveram lugar entre domingo e segunda-feira. Algum deste material encontrava-se fechado em cofres.

Os arguidos serão presentes ao Tribunal de Alijó para lhes serem decretadas medidas de coacção. 

Sugerir correcção
Comentar