Governo puxa por pacto da justiça do PSD e lança reuniões com partidos

Francisca van Dunem vai ouvir partidos com assento parlamentar sobre documento sigiloso de Rui Rio. O tal esboço para um pacto que os partidos à direita e à esquerda dos sociais-democratas decidiram ignorar

Foto
Francisca Van Dunem já tem reuniões com partidos marcadas para a próxima quarta-feira NFS Nuno Ferreira Santos

O pacto da justiça proposto por Rui Rio não teve eco junto dos partidos, mas o Governo parece disposto a não deixar cair esta causa do líder do PSD. A ministra da Justiça Francisca Van Dunem quer ouvir os partidos sobre o documento “Compromisso com a Justiça”, a proposta de pacto lançada por Rio.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo gabinete de imprensa do Ministério da Justiça, um dia depois de Francisca Van Dunem ter referido a sua iniciativa no Forum da TSF dedicado à greve dos juízes. O PÚBLICO apurou que os partidos receberam cartas da ministra a convidá-los para audiências sobre o documento para a justiça do PSD que, segundo o ministério, “sintetiza as propostas deste partido para a área”. Já há reuniões marcadas para dia 28.

Segundo a ministra, será uma “primeira ronda” de reuniões com os partidos sobre este pacto que deverá excluir “medidas pontuais”. Depois de um apelo do Presidente da República, os agentes da justiça chegaram a acordo sobre um conjunto de medidas que foi enviado aos grupos parlamentares no ano passado e que só alguns converteram em propostas na Assembleia da República.

No caso do PSD, Rui Rio decidiu elaborar um documento (noticiado pelo Expresso e pelo Observador mas nunca formalmente apresentado) e entregá-lo aos demais partidos, pedindo sigilo sobre o mesmo. Os partidos não quiseram responder-lhe, pela proximidade de eleições e por não verem ali propostas concretas. Mas o que os partidos desvalorizaram o Governo decide pôr na agenda.

A estratégia do líder do PSD de dar o documento aos outros partidos sem o divulgar internamente chegou a ser criticada na bancada social-democrata.

Sugerir correcção
Comentar