Zeca Pagodinho: “O samba é toda a minha vida, é p’ra ele que eu vivo”

Treze anos após a sua estreia nos coliseus, Zeca Pagodinho volta às mesmas salas com o samba a ferver-lhe no corpo e no sangue. Esta quarta-feira em Lisboa e dia 10 no Porto.

Foto
Zeca Pagodinho no Rio de Janeiro GUTO COSTA

Em 2005 foi uma festa, nos coliseus de Lisboa e Porto. Estávamos no Verão, em Julho, e Zeca Pagodinho estreava-se naquelas salas, embora já antes tivesse actuado em Portugal, num casino do norte e “para animar um Carnaval em tempo frio”. Era também a primeira tournée europeia da sua vida, já que raramente saía do Brasil. Mas isso mudou. Com 35 anos de carreira, já viaja mais, sobretudo pela Europa: “Já fui a alguns lugares, mas agora estou voltando de novo”, diz ele ao PÚBLICO. Entre Lisboa (esta quarta-feira, às 21h) e Porto (dia 10, às 22h), actua em Genebra e Zurique, rumando depois a Berlim e Londres. “A gente muda, né? Mas Portugal é minha casa, meu quintal.” O marco dos 35 anos de carreira não lhe pesa: “O que eu fiz foi o que Deus mandou”, diz. E foi música: “O samba é toda a minha vida, é p’ra ele que eu vivo”

Nascido Jessé Gomes da Silva Filho no bairro carioca do Irajá, em 4 de Fevereiro de 1959, o nome Zeca nasceu de um acaso, como ele já contara ao PÚBLICO em 2005: “Na família me chamavam Seca, Sequinha. Alguém na rua escutou Seca, entendeu Zeca e ficou assim.” Já Pagodinho tem origem no género de samba a que ele sempre esteve mais ligado, o pagode, cultivado na boémia dos fundos de quintal: “Tinha a nossa ala, um bloco boémio de Irajá, e a da nossa família era a ala do pagodinho. Como eu era mascote, tinha 13 anos e saía no meio deles, todo o mundo dizia: ‘Pagodinho, Pagodinho’. Ficou.” Mas pagode, para ele, é samba mesmo. Só que boémio, “pelos botequins, pelos quintais.”

Abrandar, mas não parar

No início, ele era apenas compositor. Nos anos 70, diz a sua biografia oficial, “fez de tudo”: “Feirante, camelô, office-boy, contínuo e anotador de jogo do bicho.” Isso enquanto fazia amizade com sambistas de respeito, como Paulão Sete Cordas, Monarco ou Mauro Diniz. No início dos anos 80 viu gravada a sua primeira música (Amargura, uma parceria com o flautista e partideiro Cláudio Camunguelo) mas foi na voz de Beth Carvalho que as canções de Zeca tiveram o seu primeiro grande sucesso, com Camarão que dorme a onda leva (gravaria ainda Jiló com Pimenta). Alcione gravou depois Mutirão do amor.

Só em 1986 surgiu o seu primeiro disco a solo, Zeca Pagodinho. Vendeu 1 milhão de cópias. Mas a sua primeira gravação, em 1985, com outros sambistas, do Raça Brasileira, um disco colectivo, não foi fácil, como ele explicou em 2005: “A minha cabeça pirou. Eu, um cara rebelde, que não queria compromissos, tive que misturar disco, show, rádio, televisão, não sei o quê… Ora o que eu gosto mais é de cantar livre, de parar num botequim com mais dois e começar a tocar, fazer um samba na hora, versar.” Claro que isso também passou. Até hoje, Zeca Pagodinho gravou um total de 27 discos, os últimos dos quais Ser Humano (2015) e O Quintal do Pagodinho 3 (2016). Antes do palco ainda se enerva: “Claro! Porque quero fazer o melhor. Tenho de falar pouco, de me aborrecer pouco, ouvir pouca coisa triste, estar focado, descansar. Também já são 59 anos!” Mas após os primeiros minutos em palco, a idade não lhe pesa na energia. “Depois de entrar, e de tomar uma cervejinha ou um Pêra-Manca [um vinho português], tudo fica bom!” Com ele, terá um grupo fiel: “Mudou um músico ou outro, mas é a mesma rapaziada.”

Olhando para o Brasil de hoje, Zeca diz que na música “há muita gente boa aparecendo por aí.” E ele, o que ouve? “Qualquer música boa: Forró, Jackson do Pandeiro, Cauby Peixoto, Beth Carvalho, tem de ser música que me agrade.” O futuro, nos palcos, vê-o com maior acalmia. “Tenho de diminuir um pouco, cuidar mais dos netinhos, da família. Também já andei muito pelo mundo.” Mas deixar a música não está nos seus planos: “Se não fizer isso, vou fazer o quê?” Até porque, diz, “o samba no Brasil está sempre bom, não pára nunca. Ele sai da mídia, mas não sai das ruas, das casas, não sai da gente.”

Sugerir correcção
Comentar