Artista Jonas Runa e Pacheco Pereira fazem partida de xadrez sónica

José Pacheco Pereira participará, esta sexta-feira, no Barreiro, numa performance artística no espaço Ephemera.

Foto
Pacheco Pereira no espaço Ephemera Rui Gaudencio

O artista Jonas Runa desafiou José Pacheco Pereira a participar, esta sexta-feira, no Barreiro, numa partida de xadrez sónica e luminosa, na qual as jogadas activam composições de som e de luz.

"'Jonas Runa vs. José Pacheco Pereira' apresentará duas novas obras sonoluminescentes do artista: Reunion XXI e Oumuamua. Assim, ao invés de uma experiência fechada e repetível, o resultado vive à mercê da incerteza, da forma aberta, da imaginação e do desconhecido", refere a organização, em comunicado.

A partida celebra os 50 anos de Reunion, uma performance colaborativa concebida pelo compositor norte-americano John Cage, que contou com a participação dos artistas Marcel Duchamp e Teeny Duchamp, e com música electrónica de David Behrman, Gordon Mumma, David Tudor e Lowell Cross, realizada a 5 de Março de 1968, no Ryerson Theatre, em Toronto, no Canadá.

O encontro de Jonas Runa com Pacheco Pereira assinala igualmente o encerramento da exposição O que faz falta é agitar a malta - Cartazes do arquivo Ephemera, inaugurada em 24 de Abril, no Espaço Ephemera, no Parque Empresarial da Baía do Tejo, no Barreiro.

A próxima exposição a decorrer neste espaço será No tempo em que a vanguarda não era reaccionária, com obras inéditas de Jonas Runa, inspiradas na vida e na obra de Jorge Lima Barreto. Compositor, artista, performer, investigador e musicólogo, Jonas Runa trabalhou com Konrad Boehmer e Clarence Barlow, Jorge Lima Barreto, António Sousa Dias e Spiridon Shishigin, entre outros músicos e compositores, concebeu música e instalações de som para bailados de Clara Andermatt e da Companhia Nacional de Bailado.

Levou o seu trabalho a instituições da China (798 Art District), Dinamarca (ARoS Kunstmuseum), Alemanha (Galeria Scheffel), Bélgica (Fundação Logos), Chile (Museu de Arte Contemporânea, Santiago), França (Théâtre de la Ville), Brasil (teatros Cacilda Becker e Martim Gonçalves) e Portugal (Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Culturgest).

A actual retrospectiva da artista portuguesa Joana Vasconcelos, no Museu Guggenheim de Bilbao, em Espanha, I'm your mirror, conta com som de Jonas Runa, desenvolvida especificamente para algumas obras.

Foto
Sugerir correcção
Comentar