Novo presidente da ADSE já está na Cresap para ser avaliado

O nome do sucessor do Liberato Baptista foi enviado pelo Governo à comissão de recrutamento na quinta-feira à noite.

Adalberto Campos Fernandes, Parceria Público-Privada
Foto
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O nome da pessoa escolhida pelo Governo para assumir a presidência do instituto que gere a ADSE já chegou à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração  Pública (Cresap), que tem dez dias para dar o seu parecer.

O pedido chegou na quinta-feira à noite, confirmou ao PÚBLICO fonte oficial da Cresap, lembrando que o parecer não é vinculativo.

O sucessor de Carlos Liberato Baptista, que se demitiu da ADSE no final de Abril, foi escolhido pelos ministros das Finanças e da Saúde e a expectativa é que o parecer chegue o mais depressa possível, de modo a que possa ser nomeado no próximo conselho de ministros ao mesmo tempo que o vogal indicado pelos beneficiários.

Com a demissão de Liberato Baptista, a ADSE está em gestão, mas o ainda presidente tem sido muito criticado por estar a nomear em substituição vários dirigentes intermédios para as estruturas criadas pela nova orgânica que entrou em vigor já depois de ele ter apresentado a demissão.

A saída de Liberato Baptista nada teve a ver com a sua passagem pela ADSE, mas com um processo divulgado pela TVI enquanto esteve na Associação de Cuidados de Saúde da Portugal Telecom.