Fisco recebeu 3300 pedidos de adesão ao novo regime de IVA Aduaneiro

Regime de pagamento do IVA devido nas importações através da declaração periódica entrou em vigor para todas as mercadorias importadas em Portugal.

Foto
Daniel Rocha

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) recebeu cerca de 3300 pedidos de adesão para aplicação do novo regime de IVA Aduaneiro, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

O regime de pagamento do IVA devido nas importações através da declaração periódica entrou em vigor para todas as mercadorias importadas em Portugal.

A medida está prevista na Lei do Orçamento do Estado para 2017 e permite evitar a antecipação do pagamento do imposto (ou prestar uma garantia), nos casos em que o mesmo seria subsequentemente dedutível, e até eventualmente reembolsado pelo Estado, explica o Ministério liderado por Mário Centeno.

A medida arrancou a 1 de Setembro de 2017, num período transitório, inicialmente limitado a determinadas matérias-primas, tendo cerca de 500 operadores aderido ao regime. A partir de agora, o novo regime é alargado a todas as importações.

“Implementa-se assim um regime de simplificação e de redução de custos de contexto, aliviando a tesouraria das empresas importadoras, eliminando o desfasamento temporal entre a obrigação de entrega do imposto nos cofres do Estado e o exercício do direito à dedução do mesmo imposto”, lê-se no documento das Finanças.

Sugerir correcção
Comentar