A bitcoin pela voz dos donos

As discussões online dão um vislumbre do medo, dúvidas e confiança inabalável que povoam o mundo caótico das criptomoedas.

Foto
Reuters/BENOIT TESSIER

Esta semana arrancou com a bitcoin e as restantes criptomoedas (são mais de mil) a cair abruptamente. O preço da bitcoin chegou a descer para menos de dez mil dólares, cerca de metade do pico atingido no ano passado, antes de recuperar parcialmente (a volatilidade é enorme; à hora a que ler este texto, é possível que o cenário seja diferente).

A queda levou muitos a afirmar que é o início do fim da bolha  (“A bitcoin acaba de rebentar?”, questionou a agência financeira Bloomberg num título, sem dar uma resposta conclusiva no artigo). Os defensores das criptomoedas apressaram-se a lembrar que já houve descidas no passado e que os preços acabaram sempre por recuperar.

As discussões online dão um vislumbre do mundo caótico do investimento em criptomoedas: há dúvidas e medo, confiança aparantemente inabalável e, pelo meio, vários conselhos de investimento.

“Perdi os meus fundos para a universidade nesta queda de preço. Não vou conseguir pagar o próximo semestre se o preço não recuperar, mas estou confiante de que isso vai acontecer. Até lá, não vou conseguir dormir :)”, desabafou um investidor no popular fórum Reddit, onde a bitcoin é um dos temas discutidos até à exaustão. Foi criticado por ter aplicado dinheiro que não se podia dar ao luxo de perder.

Numa página ao lado, há quem se insurja contra quem avisa para uma possível bolha: “A beleza de gritar ‘bolha’ é que se pode sempre estar certo. Algumas pessoas falam da mania das tulipas [a primeira bolha financeira, no século XVII] porque faz com que pareça que sabem do que estão a falar. Os preços sobem? ‘Nah, é uma bolha!’. Os preços descem? ‘Vêem, é uma bolha!’”

E também não falta quem aconselhe a não vender, custe o que custar (uma prática que na comunidade das criptomoedas ganhou um termo próprio: hodl, uma adaptação da palavra inglesa hold, que significa “aguentar” ou “manter”). “O único conselho que tenho para os novatos é aceitarem a vossa primeira queda, porque não vai ser fácil”, escreveu um investidor, que disse acreditar que o preço chegará um dia aos 100 mil dólares.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários