Bitcoin volta a subir

Criptomoedas estão a recuperar parcialmente da queda dos últimos dias

Foto
No dia 18 de Dezembro, o valor da bitcoin rondava os 18 mil dólares Reuters/Dado Ruvic

A bitcoin está a subir. Depois de uma queda acentuada nos últimos dias – com a criptomoeda a descer abaixo dos 10 mil dólares (8175 euros) pela primeira vez desde Dezembro – os investidores parecem ter recuperado alguma confiança. A tendência também se estende às restantes criptomoedas.

Na manhã de quinta-feira, a bitcoin já tinha subido 25% desde o ponto mais baixo de quarta-feira (cerca de 9500 dólares), com o valor às 12h50 a rondar os 11.900 dólares, de acordo com o site CoinMarketCap. O preço continua abaixo do registado no início da semana.

A descida acentuada dos últimos dias deveu-se a vários factores: desde a pressão do mercado asiático (com a Coreia do Sul a ponderar banir transacções com bitcoins), a críticas vindas da Rússia, com o Presidente Vladimir Putin a dizer, na terça-feira, que “sabe-se que as criptomoedas não assentam em nada, não podem armazenar valor” e que “regulação legislativa será claramente necessária no futuro”.

Na China, porém, têm sido colocados inúmeros entraves legais a operações com bitcoins nos últimos meses. O país já proibiu as bolsas de criptomoedas, e emissões de novas moedas, chamadas initial coin offerings. Agora, pretende acabar com a actividade de criação de criptomoedas (o chamado mining). O Governo de Pequim está preocupado com os gastos de electricidade e com as dificuldades em controlar moedas digitais que funcionam de forma descentralizada. O Bixin, um serviço chinês de criptocarteiras (programas de computador que permitem receber e enviar criptomoedas como a bitcoin) avisou, na quarta-feira, que ia suspender operações devido a “incertezas sobre as políticas de regulação.”

A principal motivação para comprar criptomoedas como a bitcoin é a expectativa de as poder vender a preços mais elevados. Grande parte destas divisas digitais não tem aplicação prática (os sites e serviços que as aceitam são poucos e de nicho, geralmente, para pagar aplicações móveis e videojogos).

A possibilidade de que mais países sigam o exemplo da China tem levado alguns investidores a vender. Com as subidas e descidas consecutivas da bitcoin em Janeiro, surgem cada vez mais alertas sobre uma possível bolha. A bitcoin subiu mais de 1800% em 2017 (há cerca de doze meses, o valor da criptomoeda rondava os mil dólares). Há um mês, no dia 18 de Dezembro, o valor da bitcoin rondava os 18 mil dólares.

Já em Portugal, as Finanças esclareceram que quem ganha dinheiro a comprar e vender criptomoedas (como a bitcoin ou outras menos conhecidas, como o ethereum e o ripple) fica a salvo de pagar IRS em Portugal sobre esses rendimentos. Ainda não há um enquadramento legal para considerar estes ganhos. Numa decisão divulgada esta quarta-feira, o fisco conclui que a venda de criptomoedas apenas é tributável, face ao ordenamento fiscal português se “pela sua habitualidade constitua uma actividade profissional ou empresarial do contribuinte”

Sugerir correcção
Comentar