Défice até Novembro fica 2326 milhões abaixo do valor do ano passado

Receita cresce 4,3% e despesa apenas 0,8%. Finanças dizem que cumprimento das metas orçamentais está garantido.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O défice das Administrações Públicas ascendeu, durante os primeiros 11 meses deste ano, a 2084 milhões de euros, um valor que representa uma melhoria acentuada face ao resultado registado em igual período do ano passado, anunciou esta quarta-feira o Ministério das Finanças em comunicado.

Os dados da execução orçamental até Novembro apontam para uma melhoria do saldo das Administrações Públicas de 2326 milhões de euros. Em 2016, nos primeiros 11 meses do ano, o défice tinha ascendido a 4410 milhões de euros.

Os dados revelados agora são calculados numa óptica de caixa (contabilidade pública). Os dados em contabilidade nacional (óptica do compromisso), e que são os usados no cálculo do défice que é reportado a Bruxelas, são neste momento conhecidos apenas até ao final do terceiro trimestre. O INE revelou na semana passada que o défice nos primeiros noves do ano foi de 0,3% do PIB, um resultado bastante melhor do que o objectivo de 1,5% traçado pelo Governo no início do ano.

O Ministério das Finanças afirma, no comunicado de apresentação da execução orçamental de Novembro, “a evolução do défice ao longo do ano garante, pelo segundo ano consecutivo, o cumprimento dos objectivos orçamentais estabelecidos no Orçamento do Estado”.

As Finanças revelam ainda que, nos primeiros 11 meses do ano, a receita cresceu 4,3% (com um aumento de 5,5% da receita fiscal) e a despesa aumentou 0,8% (apesar do aumento de 26% no investimento).

No último mês do ano, é possível que se venha a registar uma deterioração do saldo, uma vez que os dados actuais ainda não reflectem o pagamento de metade do 13º mês dos pensionistas da Segurança Social, assinala o comunicado.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários