Provedora de Justiça pede a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

Maria Lúcia Amaral alerta para o facto de que as indemnizações só serão atribuídas a quem as solicitar.

Foto
Segundo Maria Lúcia Amaral, até ao momento ainda não chegou à Provedoria da Justiça nenhum requerimento Adriano Miranda

A provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou esta quarta-feira aos familiares das vítimas dos incêndios que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.

Maria Lúcia Amaral realizou esta quarta-feira uma conferência de imprensa por considerar que este “é o momento para dar a informação necessária aos destinatários sobre o procedimento” para a atribuição das indemnizações às vítimas dos incêndios de 17 de Junho e de 15 de Outubro.

“Como estamos perante um mecanismo extrajudicial, que se caracteriza pela adesão voluntária”, as indemnizações só serão atribuídas a quem as solicitar e, até ao momento, ainda não chegou à Provedoria de Justiça nenhum requerimento. É preciso que os familiares entreguem os requerimentos “para que esta fase se inicie e seja levada a bom porto, de uma forma célere e justa”, disse.

“A grande preocupação é que ninguém fique de fora deste processo por falta de esclarecimento, de informação ou por falta de ajuda para preencher o requerimento”, sublinhou. “Estamos cientes de que, num curto espaço de tempo, e em contacto directo com as vítimas”, os processos possam estar concluídos em semanas.

Maria Lúcia Amaral anunciou que, esta quarta-feira à tarde, se vai realizar, em Coimbra, uma reunião entre técnicos das autarquias afectadas pelos incêndios e a Ordem dos Advogados do Centro para que sejam prestadas todas as informações para os técnicos difundirem pelas populações atingidas.

Sugerir correcção
Comentar