Athenia: encontraram vestígios do primeiro navio afundado na II Guerra Mundial?

Caçador de naufrágios defende ter encontrado a localização exacta do transatlântico torpedeado por um submarino alemão assim que o Reino Unido declarou guerra a Hitler.

Foto
O Athenia foi afundado a 3 de Setembro de 1939 Arquivos Nacionais do Canadá

Ainda não há certezas definitivas, mas tudo aponta para que os sinais que saíram do sonar do “caçador de naufrágios” David Mearns possam vir a ser confirmados como a localização exacta do Athenia, o navio de passageiros britânico que foi afundado pelo exército alemão assim que Neville Chamberlain, primeiro-ministro britânico, declarou guerra a Adolf Hitler, a 3 de Setembro de 1939.

Os sinais captados pelo sonar correspondem em todos os indicadores com as referências que existiam do Athenia, que foi torpedeado por um submarino alemão com mais de uma centena de passageiros a bordo. David Mearns acredita que os vestígios do Athenia estão afundados a 200 metros de profundidade em Rockall Bank, a algumas centenas de quilómetros da costa irlandesa.

A famosa frase "este país está em guerra com a Alemanha" foi proferida por Chamberlain aos microfones da rádio passava pouco das 11h. O torpedo lançado pelo submarino alemão atingiu o transatlântico passavam poucos minutos das 19h30. A Alemanha começou por negar estar envolvida no ataque, mas veio a confirmar-se que o comandante Fritz Julius Lamp tinha confundido o transatlântico com um navio de guerra.  

“Posso entrar num tribunal e assegurar com 100% de certeza de que se trata do Athenia? Não. Mas posso usar o meu parecer de especialista, e assegurar a muito alta probabilidade de que seja. Tudo se encaixa”, defende Mearns, num livro que acabou de editar.

Em declarações à BBC, David Mearns defende a possibilidade de ser organizada uma expedição (chegou a estar uma planeada com um canal televisivo, mas que acabou por não se concretizar) que possa confirmar esta descoberta.

Sugerir correcção
Comentar