Verde é a Graça, da cor do limão

Foi uma espécie de evolução natural: depois de vários anos a vender limonadas no miradouro de Nossa Senhora do Monte, em Lisboa, Mónica Santos abriu “a loja” que muitos fregueses reclamavam

Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio

Verdes são as janelas, da cor do limão. Passa-se uma vez à porta, de carro, e não se dá por haver ali nada de especial. Passa-se outra vez, agora já a pé, à sombra das grandes árvores, e lá se descobre, entre prédios feios martirizados por horríveis marquises, as janelas verdes. Talvez não sejam exactamente da cor do limão, como idealizou o poeta, mas a inspiração do sítio inspira-nos a estas liberdades artísticas.

Na Maria.Limão, só não cheira a limão. De resto há quase tudo: um limoeiro pintado na parede, a limonada em cima do balcão, até a dona do espaço tem uma túnica com limões. “É uma coisa tradicional portuguesa, toda a gente tinha um limoeiro no quintal.” Mónica Santos está cansada, mas feliz. Este bar perfumado a citrinos só abriu portas em Junho e a frequência da casa já dá motivos para sorrir. “Muitas famílias, turistas, pessoas do bairro”, resume a empresária.

O bairro é o da Graça, em Lisboa. A Maria.Limão nasceu a pouca distância daqui, no topo do miradouro de Nossa Senhora do Monte, há uns anos. Ainda não havia tantos turistas, nem tantos tuk-tuk, nem sequer a moda de vender comida e bebida em carrinhas pão de forma, lambretas e atrelados. Mónica Santos trabalhava em gestão aeroportuária, que não era a sua área de formação, e tinha o bichinho da cozinha a sussurrar-lhe ao ouvido. Além disso, tinha uma inusitada, mas assolapada, paixão por limões. “Bebo limonada todos os dias. Os efeitos do limão são muito positivos”, diz.

Foto
Rui Gaudêncio

A Maria nasceu então sob a forma de uma banca de street food, que na Senhora do Monte sacia a sede com limonadas, caipirinhas, mojitos. “Os próprios portugueses começaram a conhecer o miradouro. Eu lembro-me de ser um sítio praticamente deserto. Mesmo muitas pessoas de Lisboa nunca lá tinham ido”, conta Mónica. Foram esses curiosos que motivaram o salto para outro espaço. “Estavam sempre a perguntar ‘Onde é que é a loja?’”, recorda. Pois, loja não havia.

Foto
Rui Gaudêncio

Mas agora já há — numa das ruas mais pacatas da Graça, em frente à Escola Gil Vicente. Por estar “mais longe da confusão” do miradouro, Mónica acredita que este “pode ser um espaço tranquilo” para os moradores do bairro desfrutarem. Por outro lado, e em Setembro se verá, também se aposta que os alunos da escola venham a ser clientes.

Na carta, que ainda está a ser trabalhada, há muitas coisas que têm potencial para deixar os miúdos com água na boca. Miúdos e graúdos, sejamos francos. Há o batido de leite de coco e fruta do dia ou o de banana e manteiga de amendoim (a partir de dois euros), há iogurtes de soja (três euros), panquecas variadas (3,50 euros), papas de aveia. Há crepes, doces e salgados, que deram fama à banca do miradouro e que agora podem ser apreciados à mesa. “Sou um bocado agarrada a crepes”, admite Mónica Santos a rir-se, concordando que de crêperies está Lisboa cheia. “É um produto em que estou muito à vontade”, acrescenta, como que a dizer que não tem medo da concorrência. No Maria.Limão podem comer-se crepes de guacamole ou de húmus, entre outros mais clássicos (a partir de 4,50 euros).

Acresce a esta lista uma variedade de produtos sem lactose, tostas em pão integral (entre os 2,70 e os 4,50 euros), saladas e um brunch, servido todos os dias até às 16h. Custa 8 euros e traz iogurte, fruta, café e sumo, panquecas, uma tosta e salada. Há, obviamente, limonada caseira (1,50 euros por copo). Os limões e restantes produtos, garante Mónica, vêm do Mercado do Forno do Tijolo e de pequenos produtores, para que a Maria não seja saudável só para quem consome, mas também para a comunidade.

A Graça está mais verde, da cor do limão. Assim se mantenha a Maria no seu coração.

Sugerir correcção
Comentar