No último dia para validar facturas, acesso ao site das Finanças está com problemas

Página do e-fatura está lento desde a manhã desta quarta-feira. À noite, nem sempre está disponível.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A página e-fatura está intermitente nesta quarta-feira, o último dia para validar as facturas do ano passado para efeitos de IRS, e nem sempre é possível aceder ao site. Da parte da manhã, o site das Finanças apresentava já alguma lentidão.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, informou o PÚBLICO de que ao final da tarde desta quarta-feira recebeu algumas chamadas a dar conta de "falhas momentâneas" no sistema, calculando que a situação se deva ao intenso tráfego que normalmente preenche a página da Internet no derradeiro dia de validação das facturas.

No entanto, a Autoridade Tributária não identificou qualquer indisponibilidade na página na Internet da e-fatura, esclareceu em resposta à Lusa o Ministério das Finanças, depois de várias pessoas se terem queixado de não conseguirem validar as suas facturas. "A AT (Autoridade Tributária) não identificou qualquer indisponibilidade, estando contudo a infra-estrutura de suporte a estes sistemas reforçadas. A AT encontra-se a monitorar em permanência", refere a resposta às perguntas da Lusa.

O prazo para os contribuintes validarem e confirmarem as despesas de 2016 no portal e-fatura termina esta quarta-feira, sendo que os contribuintes têm ainda 15 dias em Março para reclamar de algumas despesas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários