Merkel e Hollande apelam à união na Europa contra ameaças

Numa conferência de imprensa em Berlim, sem direito a perguntas dos jornalistas, os dois líderes frisaram que os desafios não vêm apenas do exterior.

Foto
Merkel e Hollande falaram na chancelaria em Berlim CLEMENS BILAN/LUSA

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, defenderam nesta sexta-feira a necessidade de a Europa se unir face às crescentes ameaças internas e externas, como o populismo que ganha terreno em países europeus e a ameaça dos Estados Unidos de abandonarem o comércio livre.

“A Europa enfrenta grandes desafios internos e externos que nós só poderemos dominar trabalhando juntos”, disse Merkel ao lado de Hollande, numa conferência de imprensa conjunta na chancelaria, em Berlim, e durante a qual os jornalistas não puderam fazer perguntas.

“Temos de estar comprometidos de forma clara e comum com a União Europeia (UE), com aquilo que alcançámos, e com os valores das nossas democracias liberais e democráticas”, acrescentou.

Também François Hollande, numa altura em que a França se prepara para eleições presidenciais, se referiu à crescente influência dos políticos populistas como uma importante ameaça para a União Europeia. Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, está entre os candidatos favoritos em França.

“Para ser franco”, disse Hollande, “as ameaças à Europa não vêm só de fora”. E acrescentou: “Também vêm de dentro. Isso vê-se na subida dos extremistas, que recorrem a factores externos para causar perturbações internas."

Sugerir correcção
Ler 6 comentários