Só em 2018 o Governo compensa a Segurança Social pela descida da TSU

Estimativa do Governo aponta para custo de 40 milhões de euros que só no próximo ano será totalmente assumido pelo Orçamento do Estado.

Foto
Vieira da Silva, ministro do Trabalho, tem lembrado que Segurança Social ganha com aumento do salário mínimo Enric Vives-Rubio

Durante o ano de 2017, a redução da Taxa Social Única (TSU) será financiada em partes iguais pelo Orçamento do Estado (OE) e pela Segurança Social. Só no próximo ano será possível concretizar na íntegra o acordo alcançado entre o Governo, as confederações patronais e a UGT que prevê que a medida - criada para aliviar os encargos das empresas obrigadas a aumentar o salário mínimo nacional para os 557 euros - será totalmente financiada pelo OE.

A proposta de decreto-lei que reduz a TSU de 23,75% para 22,5%, enviada aos parceiros sociais no final da semana passada e a que o PÚBLICO teve acesso, estipula que o financiamento “é assegurado em partes iguais pelo Orçamento do Estado e pelo Orçamento da Segurança Social”, à semelhança do que acontece com a descida da TSU em vigor entre Fevereiro do ano passado e Janeiro deste ano. Numa primeira leitura, o artigo 11.º do diploma contraria o que está previsto no acordo alcançado na Concertação Social a 22 de Dezembro, o qual prevê que a diminuição da TSU seja suportada “por transferência do OE”.

Porém, na introdução do decreto-lei, o Governo assume que, “em termos de financiamento da medida, aplica-se no ano de 2017 o disposto na legislação em vigor, sendo o financiamento integral concretizado em 2018 mediante transferência do Orçamento do Estado para o Orçamento da Segurança Social”. Não se explica, contudo, a que se deveu esta opção de remeter para o próximo ano o cumprimento da promessa assumida com os patrões e com a UGT.

As estimativas apresentadas pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva, revelam que a redução da TSU em 1,25 pontos percentuais implica que os cofres da Segurança Social receberão menos 40 milhões de euros. Nas contas do ministro, o aumento do salário mínimo dos 530 para os 557 euros (em vigor desde 1 de Janeiro) representará um encaixe adicional para a Segurança Social em torno dos 40 milhões de euros, resultantes do aumento das contribuições. O valor seria aproximadamente o dobro, caso não houvesse uma redução da TSU, valor que deverá ser compensado totalmente, no próximo ano, por transferências do OE.

Na sexta-feira ao final do dia, o Governo enviou aos parceiros sociais o decreto-lei que reduz a taxa contributiva das entidades empregadoras, com a indicação de que deveriam dar o seu parecer até segunda-feira à tarde. A primeira versão do documento não tinha qualquer preâmbulo, mas ainda na sexta-feira foi enviada uma nova versão do diploma onde se explica como será concretizado o financiamento da medida.

Apoio em risco

Desde pelo menos 2010, com o PS à frente do executivo, que o aumento do salário mínimo tem sido acompanhado por reduções da TSU. Em Outubro de 2014, quando o salário mínimo subiu de 485 para 505 euros, o Governo PSD/CDS aprovou uma redução de 0,75 pontos percentuais. No ano passado, já com o PS no poder, a remuneração mínima subiu de 505 para 530 euros e a medida foi repetida. Na proposta que agora está em cima da mesa, e que faz parte do acordo de concertação, a redução é mais generosa, assim como o universo de trabalhadores a quem se aplica (ver texto ao lado).

Contudo, a redução da TSU pode estar em risco, uma vez que o PSD anunciou na passada quinta-feira que votará ao lado do PCP, do Bloco de Esquerda (BE) e do PEV, que apenas aguardam que o decreto-lei seja publicado em Diário da República para solicitarem a sua apreciação parlamentar.

O PSD acusa o actual Governo de estar “institucionalizar” a medida, levando a que “as empresas contratem pelo salário mínimo, quando podem pagar acima”. A este argumento soma um outro: não é o PSD que deve dar a mão ao Governo, mas sim os partidos que o apoiam no Parlamento.

Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, não acusou nervosismo, tendo dito apenas, na quinta-feira passada, que cada um assume as suas responsabilidades e a Assembleia da República é soberana. “Vamos cumprir a nossa parte e cada um fará a sua”, disse ao Eco.

Patrões à espera de Costa

A decisão do PSD apanhou os patrões e a UGT de surpresa. Durante todo o fim-de-semana, os dirigentes das confederações patronais mantiveram-se em silêncio, na expectativa de que, nesta segunda-feira ao final do dia, o primeiro-ministro António Costa lhes apresente alternativas que permitam compensar o risco de a TSU ficar pelo caminho.

A reunião entre Costa e os dirigentes da indústria, do comércio e serviços, da agricultura e do turismo já estava marcada desde o final do ano passado, mas ganha maior importância, sobretudo porque o acordo alcançado na concertação não chegou a ser formalizado, algo que deverá acontecer durante o mês de Janeiro.

Tal como o PÚBLICO noticiou, a assinatura poderá concretizar-se já na sexta-feira, dia 20, mas até este domingo à noite os patrões ainda não tinham recebido qualquer convite formal.

Além dos partidos da esquerda, a medida também não agrada à CGTP, central sindical que não subscreve o acordo de Concertação Social. Em declarações ao PÚBLICO, Arménio Carlos, líder da CGTP lamenta que a questão política esteja a “lateralizar a questão de fundo”. “A redução da TSU é um incentivo para contratar pelo salário mínimo e para bloquear a contratação colectiva”, precisou.

Sugerir correcção
Comentar