Greve nos aeroportos é decidida esta segunda-feira

O pessoal de assistência em terra contesta licenciamento da Groundlink e da Ryanair. ANA pede aos passageiros que cheguem com antecedência e bagagem de porão de forma a minimizar os inconvenientes da greve.

Foto
A greve do pessoal de handling está marcada para os dias 27, 28, 29 de Dezembro RUI GAUDENCIO / PUBLICO

A greve do handling (assistência em terra) e da segurança nos aeroportos, marcada para esta semana, será decidida, esta segunda-feira, em plenário de trabalhadores, numa altura em que serão apresentados os compromissos assumidos pelo Governo.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) e o Governo estiveram reunidos na sexta-feira numa longa maratona negocial - que começou de manhã e se prolongou até ao final da tarde - relativa às reivindicações dos trabalhadores do handling e da segurança nos aeroportos.

De acordo com o coordenador do Sitava, Fernando Henriques, foram assumidos pelo Governo, representado pelo secretário de Estado das Infra-estruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, "um conjunto de compromissos" que serão apresentados aos trabalhadores no plenário desta segunda-feira.

Em cima da mesa estiveram as reivindicações dos trabalhadores das empresas de handling Groundforce e Portway, que contestam o licenciamento, alegando ser ilegal, da Groundlink e da Ryanair, mas também as pretensões dos trabalhadores das empresas de segurança, Prosegur e Securitas, em negociações para um novo Contrato Colectivo de Trabalho com a Associação de Empresas de Segurança.

Fernando Henriques recusou a possibilidade de tais compromissos levarem à desconvocação dos pré-avisos de greve para a semana entre o Natal e o Ano Novo, referindo que só nesta segunda-feira será tomada uma decisão em plenário de trabalhadores.

A greve dos trabalhadores da Prosegur e da Securitas está convocada para 27, 28 e 29 de Dezembro e a dos trabalhadores da Groundforce e da Portway para 28, 29 e 30 de Dezembro.

A ANA - Aeroportos de Portugal informou que as greves deverão causar constrangimentos nos aeroportos e pediu aos passageiros para chegarem com antecedência e de preferência com bagagem de porão. Já a Groundforce recomendou aos passageiros que transportem o mínimo de bagagem possível, de forma a minimizar os inconvenientes da greve.

Também as companhias aéreas manifestaram preocupação com o impacto que os protestos terão na semana entre o Natal e Ano Novo, um dos períodos de "pico" de procura na aviação comercial.

 

Sugerir correcção
Comentar