Sporting-Real Madrid: ganhar para continuar a sonhar

Só uma vitória nesta terça-feira em Alvalade frente ao Real Madrid serve para o Sporting continuar a pensar num lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Foto
Bas Dost e Varane, um duelo que se vai repetir nesta terça-feira em Alvalade Susana Vera/Reuters

Há um dado estatístico que joga a favor do Sporting no seu curto historial de confrontos com o Real Madrid. Nos dois jogos em que recebeu a equipa “merengue”, ambos ainda no Alvalade antigo, somou uma vitória e um empate. É um bom presságio para os “leões”, que hoje recebem o Real Madrid com a necessidade absoluta de vencer para se manterem vivos na luta por um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Num Grupo F em que já só há uma vaga disponível (a outra já é do Borussia Dortmund), ganhar ao campeão europeu pode não ser suficiente, mas é essencial para manter a chama do apuramento acesa.

O surpreendente empate (3-3) do Real no início do mês num estádio vazio, em Varsóvia, frente ao Legia abriu uma inesperada janela de oportunidade ao Sporting, que, ao mesmo tempo, sofria mais uma derrota com o Borussia, em Dortmund, uma combinação de resultados que bastou para a qualificação da equipa germânica, deixando a segunda vaga para uma luta ibérica. Com apenas três pontos à entrada para esta jornada, a equipa de Jorge Jesus tem de conquistar mais três frente ao Real (por 1-0 ou por dois golos de diferença, para ter vantagem no confronto directo) e fazer o mesmo daqui a duas semanas em Varsóvia, esperando que os “merengues” (8 pontos) não ganhem ao Dortmund na última jornada.

PÚBLICO -
Aumentar

Claro que as contas poderiam ser outras se o desfecho do jogo no Santiago Bernabéu, há mais de dois meses, tivesse sido outro. O tal jogo em que Bruno César colocou os “leões” em vantagem dos 48’ aos 89’, — depois, mais uma “traição” (não festejada) de Cristiano Ronaldo ao clube que o formou e um cabeceamento imparável de Morata (que não viajou até Lisboa) provocaram uma inversão total de sentido.

As boas impressões deixadas em Madrid não passaram disso mesmo e, agora, pouco valem quando a matemática está muito apertada para os “leões”. Qualquer resultado que não seja a vitória em Alvalade e o Sporting irá para a jornada final, na Polónia, a lutar pela vaga na Liga Europa.

“A melhor equipa do mundo”

Mas foi o que o Sporting mostrou nesse jogo que leva Jorge Jesus a pensar que chegar aos “oitavos” da Champions ainda é possível, mesmo que do outro lado esteja a que o técnico “leonino” classifica como a “melhor equipa do mundo”. “O sonho ainda se mantém. Sem prestar vassalagem a quem quer que seja, vamos defrontar uma equipa que te pode liquidar a qualquer momento. Vamos ver se será assim. Mas, de acordo com o que fizemos em Madrid, acreditamos que temos qualidade para poder sonhar”, diz o técnico português, que acredita que o Real estará, desta vez, mais bem preparado para enfrentar o Sporting: “O Gelson não vai jogar tanto, os jogadores do Real já vão interessar-se mais pelas nossas referências e, por isso, vão bloquear um pouco mais o nosso jogo. A equipa vai estar mais equilibrada defensivamente.”

Zinedine Zidane, por seu lado, não vai para Alvalade nem mais, nem menos confiante por causa do triunfo robusto obtido no fim-de-semana frente ao rival Atlético e que deixou os “merengues” mais confortáveis no topo da Liga espanhola. O técnico francês espera um Sporting que seja, pelo menos, tão complicado de bater como foi no jogo da primeira volta. “O Sporting fez um grande jogo e nós ganhámos com dificuldade. Vai ser um jogo complicado contra uma equipa que vai querer meter o Real em dificuldades”, prevê Zidane.

“Nenhuma equipa vai facilitar contra nós. Sabemos as dificuldades de cada jogo e ter vencido o Atlético não garante nada. Temos de dar o máximo como sempre, entrar fortes. Espero um jogo muito complicado. Vamos sempre fazer tudo para ganhar, depois logo vemos a qualificação. Se pudermos ganhar, não vou fazer contas”, acrescentou ainda o treinador que conduziu os “blancos” a mais um título europeu (o 11.º) na temporada passada.

Este jogo será mais um regresso de Cristiano Ronaldo a Alvalade como adversário, nove anos depois de ter visitado a casa do clube no qual se formou já como uma “estrela” consolidada no Manchester United. Nesse jogo em Setembro de 2007, também a contar para a Liga dos Campeões, foi com um golo seu que os “red devils” ganharam ao Sporting por 1-0, sendo que Ronaldo repetiu a dose no jogo em Old Trafford, já em tempo de compensação, para dar ao United o triunfo por 2-1. Com o que fez no Bernabéu há dois meses, há aqui um padrão sempre que Ronaldo defronta o Sporting. Nunca festeja, mas marca sempre.

Sugerir correcção
Comentar