Há mais sete equipas que podem garantir hoje um lugar nos "oitavos"

Em caso de empate no Stade Louis II, frente ao Tottenham, o Mónaco assegura a qualificação.

Foto
AFP/GLYN KIRK

Com cinco clubes já apurados para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões (Arsenal, Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Bayern Munique e Borussia Dortmund), há mais sete equipas, dos quatro grupos que estarão hoje em competição, que podem também garantir um lugar entre os 16 finalistas da prova. Ao Mónaco, de Leonardo Jardim, e ao Sevilha, de Jorge Sampaoli, bastará um empate nas recepções ao Tottenham e à Juventus, respectivamente.

O jogo de maior cartaz no Grupo F terá lugar no Estádio de Alvalade, que assistirá ao regresso de Cristiano Ronaldo, e o Sporting pode dar uma preciosa ajuda ao Borussia Dortmund. Se ganhar ou empatar na casa dos “leões”, o Real Madrid ficará apurado e coloca os sportinguistas na luta apenas pela presença nos 16 avos-de-final da Liga Europa, mas, em caso de desaire madridista, os germânicos garantem o primeiro lugar se derrotarem na Alemanha o Legia de Varsóvia. Thomas Tuchel, técnico do vice-campeão alemão, recebeu, no entanto, uma má notícia ontem: o guarda-redes Roman Burki fracturou a mão e terá que ser sujeito a uma intervenção cirúrgica, que afastará o internacional suíço dos relvados durante dois meses.

Se na capital dinamarquesa, no Grupo G, haverá uma “final” entre Copenhaga e FC Porto, em Leicester o campeão inglês terá uma excelente oportunidade para lamber as feridas acumuladas neste início de época na Premier League, na qual ocupa um preocupante 14.º lugar, a 16 pontos do líder Chelsea e a dois dos lugares de despromoção. Apesar da má carreira doméstica, a nível europeu a equipa de Claudio Ranieri está perto de assegurar o apuramento para os “oitavos”: bastará um empate na recepção ao frágil Club Brugge, que ainda não pontuou.

Muito perto do sucesso está também o Mónaco. A realizar uma excelente temporada em todas as frentes, a equipa de Leonardo Jardim lidera o Grupo E e pode terminar a quinta jornada com o primeiro lugar garantido. Em caso de empate no Stade Louis II contra o Tottenham, os monegascos garantem a qualificação, mas se o Mónaco vencer os londrinos e o Bayer Leverkusen não ganhar em Moscovo ao CSKA, Leonardo Jardim terá assegurado o estatuto de cabeça de série no sorteio para os “oitavos”. Se não perder na Rússia e o Tottenham sair derrotado do Mónaco, o Bayer também carimba o passaporte para a fase seguinte da Champions.

Finalmente, no Grupo H, o Sevilha está muito perto de confirmar o acesso aos 16 finalistas. Num motivador terceiro lugar na Liga espanhola, os andaluzes têm um difícil confronto com a Juventus, mas apuram-se se houver um empate no Ramón Sánchez Pizjuán e garantem o primeiro lugar com um triunfo. A “vecchia signora” segue em frente com uma vitória ou se o Lyon não conseguir ganhar na Croácia, frente ao Dínamo Zagreb.

Sugerir correcção
Comentar