Yahoo pede esclarecimentos sobre obtenção de dados de utilizadores por parte das autoridades americanas

A empresa pede maior clarificação sobre os pedidos dos serviços de inteligência americanos às empresas tecnológicas para obter dados de utilizadores.

Foto
Reuters/© Denis Balibouse / Reuters

O Yahoo! exigiu ao Governo dos Estados Unidos maior clarificação sobre os pedidos das autoridades americanas às empresas tecnológicas para obter dados dos utilizadores.

Numa carta dirigida a James Clapper, director dos serviços de inteligência norte-americanos, a empresa diz que está “formalmente a insistir para que o Governo dos EUA disponibilize aos cidadãos um esclarecimento acerca das ordens da segurança nacional às empresas de Internet para a obtenção de dados dos utilizadores”, cita a Bloomberg. “Esta carta faz uma referência específica às recentes alegações contra o Yahoo!, pretendendo-se criar um forte precedente de transparência para os nossos utilizadores e todos os cidadãos que podem ser afectados pelos pedidos do Governo de dados de utilizadores”.

A comunicação vem na sequência de uma notícia avançada pela Reuters, no início deste mês, que dava conta que o Yahoo! cumpriu ordens do Governo norte-americano para verificar centenas de milhões de contas de e-mail a pedido da Agência de Segurança Nacional e do FBI.

Em concreto, as autoridades queriam que a empresa pesquisasse um conjunto de caracteres específicos. Citando fontes anónimas, na altura, a Reuters explicou que o pedido podia incidir em frases inseridas num e-mail ou até em anexos.

Sugerir correcção
Comentar