Miguel Manso
Foto
Miguel Manso

Durante uma semana, Lisboa é da cerveja artesanal

Uma corrida com pausas para beber cerveja, um festival de três dias e uma rota por restaurantes e bares que dura uma semana inteira. Tudo para celebrar a cerveja artesanal, entre mais de 40 rótulos nacionais e estrangeiros. É a primeira Lisbon Beer Week, que decorre de 18 a 25 de Setembro

A cerveja produzida artesanalmente tem ganho cada vez mais protagonismo em Portugal. Nos últimos anos, pululam marcas lusas e pequenas fábricas cervejeiras de Norte a Sul do país, nascem bares e cervejarias especializadas em rótulos artesanais, multiplicam-se os eventos e festivais dedicados à temática, criam-se "workshops" que fazem de qualquer aficcionado um cervejeiro em potência.

Agora, vários produtores da capital juntam-se num grande evento que “vai envolver todos os players da cerveja artesanal em Lisboa e não só”. A decorrer de 18 a 25 de Setembro, a Lisbon Beer Week “vai ter um formato um pouco diferente do habitual e ligar mais de uma dezena de locais na cidade, envolvendo toda a comunidade”, indica em comunicado Gonçalo Sant'Ana, um dos mentores do projecto e responsável pela marca LX Beer.

O evento é, na realidade, composto por três iniciativas distintas. A Rota da Cerveja Artesanal arranca este domingo e prolonga-se por toda a semana, com um roteiro pelos melhores locais onde provar e comprar a bebida. Para quem adquirir o copo oficial do evento (custa 3€) há “valores e cervejas especiais” em mais de uma dezena de restaurantes e bares espalhados pela cidade, alguns com menus especialmente criados para o evento (ver lista no final do artigo).

Já o Festival da Cerveja reúne “os mais emblemáticos cervejeiros do país” no jardim do Torel de 23 a 25 de Setembro. Durante os últimos três dias da Lisbon Beer Week, vai ser possível ir ao miradouro alfacinha degustar “mais de 30 rótulos de cerveja artesanal nacional” e petiscar num dos food trucks, acompanhado de “música e artes”.

O último dia é coroado com uma corrida sui generis ao longo da praça do Martim Moniz, durante a qual não só é permitido parar para beber cerveja como existem mesmo quatro “pontos de abastecimento” para o efeito. É a Beer Mile, a primeira a realizar-se em Portugal, segundo a organização. Os participantes terão de percorrer uma milha (cerca de 1,6 km) e beber “ 0,25 litros de cerveja artesanal” em cada uma das paragens.

No total, o evento envolve 12 cervejeiras – dez das quais portuguesas; 42 rótulos diferentes de cerveja artesanal; 32 restaurantes e seis bares e brewpubs, de acordo com as contas no site. A organização conta reunir cerca de “25 mil participantes”.