Economia britânica acelera no segundo trimestre
Estimativas para o segundo trimestre, que abrangem um curto período do pós “Brexit”, mostram crescimento de 0,6% do PIB
A economia do Reino Unido acelerou o crescimento no segundo trimestre do ano, progredindo 0,6% face aos 0,4% do primeiro trimestre, segundo dados oficiais hoje divulgados.
A segunda estimativa do Office for National Statistics (ONS) para o período de Abril a Junho, que já reflecte algum efeito do “Brexit” (saída do Reino Unido da União Europeia), mantém-se face à estimativa inicial.
“O período abrangido por esta estimativa é o segundo trimestre de 2016, pelo que já inclui dados relativos a um curto período posterior ao referendo” que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia, refere o ONS, citado pela AFP.
Segundo acrescenta, “há neste momento ainda dados muito residuais que possam sugerir que o referendo [realizado a 23 de Junho] teve impacto na evolução do PIB no segundo trimestre”.
Um economista ouvido pela AFP notou, contudo, que “a vitória do ‘Brexit’ ocorreu demasiado perto do final do [segundo] trimestre para ter um impacto significativo no crescimento”, considerando que pode demorar “um tempo considerável” até que a economia britânica registe um crescimento trimestral em cadeia “sequer perto dos 0,6%”.