Associação leva cultura portuguesa ao Sudoeste da França
Com a Lire, Vivre & Goûter, un avenir, a literatura e a gastronomia nacionais voltam a ter palco na Nova Aquitânia.
A presença da cultura portuguesa no Sudoeste da França vai regressar à ordem do dia pela mão da mesma protagonista que, entre o final dos anos de 1980 e 2003, organizou o Carrefours de la Littérature e duas edições do Saveurs de Porto: Sylviane Sambor. Agora, o instrumento que garantirá o intercâmbio cultural entre a região da Nova Aquitânia (capital em Bordéus) e Portugal vai ser uma associação que se propõe “promover, através da reflexão mas também da acção, fórmulas inovadoras e variadas de leitura e de fruição da literatura em relação directa com a cultura do vinho”. A associação chama-se Lire, Vivre & Goûter, un avenir (LVGA), é dirigida por Sylviane Sambor e por Julie Bernard Le Bec e tem entre os seus padrinhos algumas dezenas de intelectuais e personalidades associadas ao vinho e à gastronomia de Portugal e de França, entre os quais o ensaista Eduardo Lourenço.
Mais populares
Na apresentação da associação no Porto, Sylviane Sambor falou de um regresso às origens através de um projecto que pretende reaproximar culturalmente duas cidades do vinho, o Porto e Bordéus. Na primeira vaga, organizaram-se em França importantes eventos ligados à literatura portuguesa – em 2001, um mereceu a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Desta vez, o programa da LVGA estreia-se com a inauguração de um espaço em Chauvigny, uma pequena cidade medieval (sete mil habitantes) próxima de Poitiers. A Casa da Leitura e dos Sabores, que será aberta no final de Julho, será “um misto de livraria, salão de chá e espaço de encontro e debate dedicado às literaturas e culturas mediterrânicas”, diz Sylviane Sambor. A abertura coincide com a estreia do festival Echappée Estivale à Chauvigny, a decorrer entre 30 de Julho e 11 de Setembro, que será dedicado à cultura portuguesa. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, será o convidado da inauguração.
Posteriormente, em 2019, será lançada pela editora L'Escampette a terceira edição de Saveurs de Porto, um guia literário da cidade. As primeiras edições, em 1991 e 2003, foram dirigidas respectivamente por Eduardo Paz Barroso e por José Nogueira Gil e contaram com textos de, entre outros, Eugénio de Andrade, Eduardo Lourenço, Manuel António Pina e Christian Seguin. A próxima será dirigida pelo jornalista do PÚBLICO Sérgio C. Andrade.